RO, Quinta-feira, 22 de maio de 2025, às 10:57






O DIA NA HISTÓRIA — Dia do Abraço

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 22.5.25 — RONDÔNIA: 1947 – Mulheres lideram campanha em Porto Velho para construir no cemitério dos Inocentes um muro e uma nova capela. 1982 – O delegado Pedro Lima adverte: quem quiser realizar uma festa, mesmo em casa, e que vá ultrapassar 22 horas, deverá solicitar autorização da Polícia. 1982 – Crise no PDS na véspera da convenção de escolha de candidatos à 1ª eleição estadual: o filiado Antonio Morimoto vai cobrar ao governador Jorge Teixeira a vaga de candidato ao Senado, que Teixeira lhe prometera.

1985 – A falta de firmeza para tomar decisões gera críticas até do PMDB, seu partido, ao recém-empossado governador Angelo Angelin que nem compôs seu secretariado, e pode parar o Estado.
1988 – O deputado federal José Guedes, considerado no PMDB um peemedebista “de raiz”, deixa o partido acusando o governador Jerônimo Santana de trair o partido.
1990 – Doze mortos e 16 feridos: saldo do final de semana em Rondônia, num dos casos um delegado da PF foi vítima da queda de um avião no Aeroclube da capital, quando morreram mais quatro pessoas.
1991 – O vice-governador (RO) Asis Canuto elogiou o trabalho realizado pelo Banco do Estado, Beron, para colocar em vigor o programa do cheque-salário.

HOJE É

• Dia do Abraço. Dia do Apicultor. Dia internacional da Biodiversidade.
• Católicos lembram Santa Rita de Cássia, Santa Júlia. Santa Quitéria. Beato João Baptista Machado.

BRASIL

1500 Data oficial do descobrimento do Brasil. 1932 – Começa a tomar corpo na capital paulista, o movimento que gerou a Revolução Constitucionalista de 1932.

MUNDO

1859 – Nasce o escritor Arthur Conan Doyle, famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes. 1885 – Morre Victor Hugo, autor de Os Miseráveis e o Corcunda de Notre Dame. 1990 – Microsoft lança no mercado o Windows 3.0, grande êxito comercial.

FOTO DO DIA

F. Acervo Anísio Goraieb

CAIARI OU SALGADO FILHO?

No fim da década de 1950 começou a destocagem do novo aeroporto de Porto Velho, com apoio da Guarda Territorial. Desde a década de 1940 aviões mono ou bimotores, pousavam no “Caiari”, nome oficial “Salgado Filho”.
Outra opção era só para hidroaviões, o Rio Madeira, onde em 1940 pousou a comitiva do presidente Getúlio Vargas.

A pista, de barro e cascalho, era a única em Porto Velho, numa área que ia do ginásio de esportes “Cláudio Coutinho” até onde foi construído o CPA do governo do Estado, mas que ainda na década de 1960 já apresentava problemas.

Dentre os problemas, que levaram à construção do Belmont – depois “Governador Jorge Teixeira”, como o crescimento sul/norte da malha urbana de Porto Velho e pessoas que atravessavam a pista na hora de pouso/decolagem, o que gerou acidentes graves, com mortes.

Na época começavam a voar para a região aviões que exigiam pistas maiores e asfaltadas, a segurança de pouso para empresas de transporte aéreo – que usavam o “Caiari” com aviões DC-3 da 2ª Guerra Mundial.
Em 1969 começaram a pousar aviões no “Belmont”.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS