RO, Sexta-feira, 25 de abril de 2025, às 13:12






O DIA NA HISTÓRIA – Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – 7.3.25 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1920 – Em editorial o jornal Alto Madeira propõe Lei que destine à saúde pública impostos gerados por casas de apostas no país. 1943 – 1 – Recomeça a construção da catedral de Porto Velho, mas falta material para a obra. 2 – A locomotiva 17, da EFMM, volta a circular depois de vários reparos. 1948 – O juiz Teodoro Vaz de Assunção (PVh) condena a empresa Souto Barros & Cia a pagar custas do processo de reintegração de posse em ação movida contra L. Monteiro & Cia.

1976 – 1 – A culpa da redução de foliões nos bailes de carnaval é do custo de vida, conforme o jornalista Esron Menezes. 2 – A polícia ouviu a professora Celina Ferreira, suspeita do assassinato do comerciante Raimundo Ripardo.
1985 – 1 – O Dia da Mulher, amanhã, terá uma “Tribuna Livre” na Praça Jonatas Pedrosa. 2 – O líder dos ex-ferroviários Silas Shockness, lança o nome do candidatura do governador Jorge Teixeira, ao mesmo cargo, na eleição do ano que vem.
1991 – A 8 dias de assumir o cargo o governador eleito Osvaldo Piana teve uma má notícia: as verbas bloqueadas pela justiça não devem ser usadas com pagamento de pessoal, isso com duas folhas de pagamento de servidores atrasadas.

HOJE É

• Dia do Paleontólogo. Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica. Dia do Fuzileiro Naval. Dia Nacional da Advocacia Pública.
• Católicos celebram Santa Rosa de Viterbo, Santa Coleta de Corbie, Santas Perpétua e Felicidade – mártires.

BRASIL

1808 – D. João VI autoriza a instalação de indústrias no Brasil. 1821 – D. João VI anuncia a volta da corte para Portugal e a transmissão do reino a seu filho, Dom Pedro.

MUNDO

1274 – Morre São Tomás de Aquino (n. 1225), Doutor da Igreja. 1900 — O transatlântico alemão “SS Kaiser Wilhelm der Grosse” é o 1º navio a enviar sinais telegráficos do mar à terra.

FATO DO DIA

ALGUMAS HISTÓRIAS (II)

Dia 2 passado o “Fato do Dia” foi sobre pessoas que, por motivos diversos, vieram por pouco tempo e acabaram ficando se inserido de tal forma que, hoje, fazem parte da história da “Terra de Rondon”. A lista com certeza é grande.

Um desses é o economista, professor universitário e escritor Sílvio Persivo (FOTO), um dos que estruturaram a base para o Estado. Há quem diga ter ele “ancorado o barco”, como muitos outros que pretendiam o mesmo rumo, Machu Picchu. E ficaram.

É comum ouvir dizer que quem fica em Porto Velho “tomou a água do (rio) Madeira”. Assis Canuto chegou a Vila Rondônia no fim da década de 1960. Veio para ficar só dois meses. A missão era escolher locais para implantar dois projetos de Colonização, um em Rondônia e outro no Acre.

Em Rondônia se instalou na atual cidade de Ouro Preto, ajudando a implantar a “Vila do Incra”, época de chegada constante de centenas de famílias, em busca de terra para produzir”. Goiano, ajudou a construir Rondônia, foi prefeito nomeado e vice eleito de Ji-Paraná, deputado federal e vice-governador (1999/2003) do Estado.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS