RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 0:44



RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 0:44


O DIA NA HISTÓRIA — Dia da Coragem

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — 6.5.2024 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1923 – Está fora de perigo o coronel Paulo da Cruz Saldanha, o maior comerciante da região do Rio Guaporé, vítima de acidente de carros em Fortaleza/Ce. 1946 – O general Candido Rondon critica deputados constituintes que defendem a extinção dos Territórios, e diz serem necessários criar mais Territórios na Amazônia. 1949 – O hospital “São José”, o único de Porto Velho, tem novo diretor, o Dr. Rubens Brito. O antecessor, Dr. Maurício Bustani, saiu elogiando o trabalho das irmãs de Auxiliadora naquele local.

1976 – A balsa enviada a Porto Velho para a travessia do Rio Madeira, em Porto Velho, não funciona porque o DNER não construiu uma rampa própria a aela.

1981- A Receita Federal, que ano passado arrecadou CR$ 1,4 trilhão em Rondônia, quer chegar a 1,8 tri este ano, conforme estimativa da RF.

- Advertisement -



1988 – O delegado João Lucena lança 2 livros: “Um tiro na madrugada” e “Bandidos da BR”, assassinatos do advogado Agenor Carvalho e do empresário João da Calama.

HOJE É

• Dia Nacional da Matemática. Dia do Instrumentador Cirúrgico. Dia da Coragem. Dia do Cartógrafo. Dia Mundial do Acordeon.
• Católicos celebram Santa Benedita de Roma, São Domingos Sávio, São Bonifácio da Alemanha, São Lúcio de Cirene.

BRASIL

1895 – Nasce Júlio César de Mello e Souza – pseudônimo Malba Tahan. (+1974), patrono da Matemática. 1997 — Privatizada a mineradora Vale do Rio Doce. 2007 – Morre Enéas Carneiro (n. 1938), médico e polímata.

MUNDO

1840 – A Inglaterra é o 1º país do mundo a emitir selos postais, o One Penny Black. 1889 – A Torre Eiffel é aberta ao público. 1994 – Inaugurado o Eurotúnel no Canal da Mancha.

FOTO DO DIA

LEMBRANDO O ALTO MADEIRA (I)

Durante quase 30 anos fui repórter do jornal Alto Madeira – que depois de um século e cinco meses deixou de circular, em 2017. Lá cheguei em 1977, onde aprendi muito, o que devo não só ao jornal, mas também às equipes com as quais convivi.

O jornal cobriu grandes momentos da nossa história, antes da criação do Território, do Território e do Estado, os últimos 70 anos sob a direção do jornalista Euro Tourinho, que considerava o AM um “patrimônio de Rondônia”.

Dos que atuaram no Alto Madeira, alguns entraram para a nossa história, como Vinícius Danin, que com outro jornalista foi numa “vespa” a Brasília, pedir do presidente Jango verba para manter a BR-29 (364).

Na foto, esq/dit: Zezinho, Ivan Marrocos, Ciro Pinheiro (atrás o Juliano), Alice, (atrás o Cruz), Áureo (com a criança ao colo), Salinas (atrás), Wiliam Jorge, Carlinhos Neves e Zé Carlos Sá. Na frente a “mascote” Raísa (filha da Alice), depois presidente do CAU/RO.

Eu, mestre João Tavares e outros não posamos. Motivo: Alguém tinha de trabalhar.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS