RO, Sábado, 26 de abril de 2025, às 0:54






O DIA NA HISTÓRIA – 4ª feira de Cinzas

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – 5.3.25 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1922 – A adolescente Doquinha Braga, com 122 pontos vence o “Concurso de Predicados de Porto Velho”, realizado pelo jornal “O Cometa”, analisando: Meiguice, Cabelos, Vivacidade, Elegância e mais 6 itens. (AM 5.3.25 Pág 1); 1976 – A oito meses da eleição deste ano, quando Porto Velho e Guajará-Mirim votarão só para vereadores, a briga da Arena com o governador Humberto Guedes pode causar problemas para o partido governista. (AM – ed 12.354 – Pág 2 e 3); 1987 – Com o enredo “Simpatia é quase amor” do carnavalesco Flávio Daniel, a escola de samba “Diplomatas” bateu suas adversárias, “Caiari” e “Castanheira”, sagrando-se campeã do carnaval. (AM – ed – 19.180 pág 1, 5, 7 e 8).

1983 – O comando da PMRO confirma o falecimento da aluna a oficial Maria Lúcia Cardoso de Lima, numa clínica carioca, vítima de embolia pulmonar após uma malária contra[ida em Rondônia. (AM ed 14.462 – Pág 5)
1991 – As TVs Alamanda e Rondônia confirmaram a formação de uma cadeia de Televisão na transmissão da posse do governador Osvaldo Piana, dia 15. (AM – ed 20.812 – Pág 3).

HOJE É

• Dia do Filatelista Brasileiro. Dia Nacional da Música Clássica.
CATÓLICOS CELEBRAM: 4ª feira de Cinzas, Início da Campanha da Fraternidade com o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), São Jos[e da Cruz, São L[ucio I, Santo Adriano.

BRASIL

1887 — Nasce o maestro Heitor Villa-Lobos (m. 1959), um dos grandes músicos brasileiros (Villa-Lobos. Em sua homenagem, hoje é celebrado o Dia Nacional da Música Clássica).

MUNDO

1940 – A mando de Stalin 25 700 prisioneiros poloneses são executados, foi o Massacre de Katyn. 1946 — Winston Churchill usa pela 1ª vez a palavra “Cortina de Ferro”, em discurso nos Estados Unidos.

FATO DO DIA

Depois de trocar a “Pobres do Caiari” e ir presidir a Escola de Samba “Diplomatas”, o carnavalesco Flávio Daniel, várias vezes campeã do carnaval portovelhense pela azul e branco, chegou ao título maior com o enredo “Simpatia é quase amor”.

O tema abordava assuntos até então com restrições fortes, como o “gay” e “sapatão”. Na contagem final dos jurados, a Diplomatas bateu a várias vezes campeã Pobres do Caiari, com o tema “Sobre o verde selvagem da Amazônia” e a “Castanheira”, que trouxe o tema “Sofrimento de um povo”.

Flávio Daniel, pernambucano que chegou a Porto Velho como militar da FAB, durante 10 anos foi o mestre da bateria da “Caiari” e, como acontecia quando estava na adversária, não compareceu à abertura dos envelopes, este ano na biblioteca “Francisco Meirelles”.

Em casa recebeu o resultado e fez questão de elogiar todos os membros da “Diplomatas”, destacando principalmente figuras históricas, como os diretores Pelado, Bola Sete e Leônidas Schester, responsável pala harmonia.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS