RO, Sexta-feira, 09 de maio de 2025, às 19:03






O DIA NA HISTÓRIA — Dia da Engenharia Militar

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 10.4.25 — RONDÔNIA: 1921 – O superintendente (prefeito) padre Raymundo Oliveira inaugura o barracão coberto, ao lado do mercado municipal, onde será a feira do agricultor. 1929 – Instalação do município de Guajará-Mirim, ainda Mato Grosso. Manoel Boucinhas de Menezes assume como superintendente. Representa o Amazonas o desembargador Estevam de Sá Cavalcanti de Albuquerque. 1967 – Flávio Assumpção Cardoso toma posse como governador do Território de Rondônia, até novembro daquele ano.

1970 – O Conselho Ferroviário Nacional confirma a ordem para erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré.
1976 – Artigo do professor Abnael Machado de Lima mostra a luta contra os espanhóis, para Portugal manter os territórios da margem direita do Rio Guaporé.
1979 – Em seu discurso de posse, como governador do Território, Jorge Teixeira confirma a “missão de transformar o Território em Estado”.
1982 – Com o jogo de volei entre as equipes masculinas do Minas Tênis Clube (MG) e Atlântica Boavista (RJ), é inaugurado o ginásio de esportes Cláudio Coutinho, em Porto Velho.

HOJE É

• Dia Mundial da Homeopatia, Dia do Engenheiro Metalurgista. Dia da Engenharia Militar.
• Católicos celebram Santa Madalena de Canosa, São Miguel dos Santos.

BRASIL

1984 – Comício das Diretas Já reúne 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro. 1985 – Morre a poetisa Cora Coralina (N. 1895).

MUNDO

1710 — A Rainha Ana edita a 1ª lei que regula os direitos autorais, na Grã-Bretanha.

FOTO DO DIA

Conhecida como a “Estrela do Cão”, Sirius é a estrela mais brilhante do céu noturno, sendo parte da constelação “Cão Maior”. Seu brilho resulta de alta luminosidade combinada com ser “próxima” da Terra, a “apenas” 8,6 anos-luz (mais de 50 trilhões de milhas).

No dia 10 de abril de 1982 a estrela “Gama do Cão Maior” tomou seu assento efetivo na Bandeira do Brasil, representando o Estado de Rondônia que, àquela data, estava sendo instalado, mas cuja história começou muito antes desse dia em que a “Terra de Rondon” deixou de ser Território.

Olhar “no retrovisor” é uma ação do condutor de veículo que lhe permite, sem descuidar-se de sua atenção para a frente, dá a oportunidade de fazer uma checagem, o que, neste 10 de abril deve ser feito por todos os rondonienses.

Isso porque muitos não atentam o que foi essa caminhada e do muito que teve de ser enfrentado para que se chegasse ao estágio atual, contrariando vontades dos que desacreditavam do futuro, e fazendo eco à vontade e à capacidade de luta dos que sempre confiaram no futuro.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 9325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS