RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 1:37



RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 1:37


No bicentenário, Bolívia busca a reconciliação nacional

Governadores e prefeitos das capitais mais El Alto na Bolívia se reuniram terça-feira, em Sucre, na primeira reunião desse tipo promovida pelo Governo de Chuquisaca. “É de fundamental importância que as autoridades, lideranças políticas e sociais possam unir esforços para alcançar o Bicentenário da Pátria, abrindo horizontes de esperança para um novo momento, que permita aprofundar a democracia respeitando a pluralidade e a liberdade de pensamento, expressão e ação, que nos permite reconstruir uma pátria com todos.

É tempo de começar o tempo da reconciliação social (…)

Consideramos essencial definir uma visão compartilhada do Bicentenário, pois esta é uma causa que nos une a todos e é o cenário certo para trabalhar um novo Plano Nacional…”, lê-se na parte central da “Declaração de Maio, rumo ao Bicentenário”.

- Advertisement -



No documento elaborado e assinado ao final da Primeira Reunião de Governos Departamentais, Prefeitos de Capitais e El Alto, as autoridades também enfatizam que “a realidade nacional nos obriga a criar uma agenda nacional de governadores e prefeitos que é debatida no 9 departamentos, o que abre a possibilidade de discutir questões estruturais e urgentes, com a presença do governo nacional”.

Houve ausências. Por exemplo, os governadores de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, e de La Paz, Santos Quispe, não compareceram.

A declaração foi assinada em Sucre pelos prefeitos de La Paz, Iván Arias; de El Alto, Eva Copa; de Cochabamba, Manfred Reyes Villa; de Potosí, Jhonny Llally; de Pando, Lúcia Reis. Da mesma forma, o governador de Tarija, Oscar Montes; de Cochabamba, Humberto Sánchez; e de Oruro, Johnny Vedia; outras províncias enviaram suas representações






Outros destaques


+ NOTÍCIAS