RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 9:23



RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 9:23


MPF chama a Prefeitura da capital à responsabilidade e bate o martelo: terá de reabrir complexo da Madeira Mamoré em 30 de abril

Instituições públicas e empresa concessionária celebraram acordo para a reabertura parcial do complexo em 30 de abril

PORTO VELHO – O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) será parcialmente reaberto ao público em 30 de abril, com acesso às praças e ao museu. A reabertura será possível devido a um acordo celebrado ontem, 13, durante uma reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Porto Velho. Ficou combinado que durante os próximos três meses a Prefeitura de Porto Velho fará a gestão direta do museu, ficando responsável pela organização da visitação pública ao museu, pela vigilância e pela energia elétrica de todo o complexo e seu entorno. O museu ficará aberto de quinta a domingo.

A empresa concessionária, a Amazon Fort se comprometeu a continuar fazendo a limpeza e manutenção de toda a área, inclusive do museu, e assumirá a gestão do museu quando finalizar o prazo de três meses da gestão direta pela prefeitura.

- Advertisement -



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai comunicar os locais onde deverão ficar os banheiros químicos e a Amazon Fort seguirá as orientações na elaboração do projeto, que deve ser enviado até 22 de março ao Iphan, que, por sua vez, se comprometeu a fazer a análise do projeto até 30 de março.

A reunião ocorreu por iniciativa do MPF, na tentativa de buscar uma solução para a reabertura do Complexo da EFMM. O procurador da República Gabriel de Amorim ressaltou que o acordo é um passo importante para devolver à população rondoniense um dos seus principais atrativos turísticos.

Participaram da reunião a superintendente do Iphan, Alyne Maya Rufino dos Santos; a servidora do Iphan, Mônica Castro de Oliveira; os representantes da Amazon Fort, Iuri Daniel Serrate Faria, Normando Lira e Renato Juliano Serrate de Araújo; o promotor de Justiça Jesualdo Erípedes Leiva de Faria, representando o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); o titular da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Rondônia, João Batista Nogueira; a servidora da SPU, Margarete Barroso; e os diretores Jerrold Trevor França Scorgie, Moacyr Rodrigues Pontes Netto, Dalmo Luiz Roumié da Silveira, representando a Prefeitura Municipal de Porto Velho.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPF-RO






Outros destaques


+ NOTÍCIAS