RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 3:57






Morte de boliviano acusado de atravessar moto roubada cria clima de tensão na fronteira; bolivianos acusam polícia brasileira e prometem retaliar

GUAJARÁ-MIRIM – O clima em Guajará-Mirim está quente neste início de ano, com a morte de um boliviano suspeito de atuar na travessia clandestina de veículos roubados no Brasil para a Bolívia. Segundo notícias divulgadas por setores de imprensa da cidade boliviana de Guayaramerin, o boliviano foi alvejado com 15 tiros e a ação teria sido realizada por policiais brasileiros.

A polícia brasileira nega ser autora dos disparos que acertaram o boliviano
O morto era piloto de barco que fazia viagens de um lado para o outro transportando mercadorias provavelmente contrabandeadas entre os dois países, nos barcos conhecidos como peque-peque, que consiste em uma canoa de madeira impulsionada por um motor de popa popularmente conhecido como “rabeta: meio de transporte muito utilizado em nossa região.

Com o clima tenso e a revolta dos bolivianos, a recomendação de quem conhece a região é para que os brasileiros evitem atravessar para a Bolívia, para não sofrer qualquer retaliação.

Informações ainda não confirmadas, dão conta de que teria sido roubado uma motocicleta de um policial federal e, ao atuar nas investigações, flagrou uma embarcação fazendo a travessia clandestina de uma moto. Foi dado ordem de parar, mas o piloto da embarcação não obedeceu e foi alvejado por disparos.

Atingido, o boliviano foi resgatado por seus companheiros e levado ao hospital na cidade de Guyaramerin e veio a falecer.

Na manhã desta quinta-feira, 2, a reportagem do expressaorondonia tentou contato com a delegacia da Polícia Federal em Guajará-Mirim, mas não conseguiu maiores informações. O delegado responsável pelo caso estaria se preparando para uma reunião com o consulado e autoridades policiais da Bolívia, no lado brasileiro.

Houve muito acusação dos bolivianos contra a polícia brasileira e promessa de retaliação.

No entanto, nenhum posicionamento das autoridades bolivianas qu8anto a conter o grande número de pessoas que se ocupam da travessia de bens contrabandeados e produtos roubados no Brasil

Veja a matéria divulgada em site de Guayaramerin – Bolívia

Joven fue acribillado esta mañana con 15 tiros de arma de fuego de un efectivo de la Policia Civil de Rondônia Brasil, en el puerto de Guajaramerín – Ro; el joven era motorista de unos de los peque peque que se encontraba cruzando desde Guayará Bolivia a la banda brasilera al puerto de la feria, donde estaba descargando mercadería suspuestamente de contrabando.
Familiares amigos y colegas aún desconocen los motivos que llevaron a esta extrema accion policial de los efectivos brasileros. Mientras se velan sus restos en su domicilio, la representante del Comité Cívico anuncia movilización para este 2 de enero exigiendo explicación via cancilleria sobre estos hechos propiciados por la policia brasileña en contra de un ciudadano boliviano, así también exigirán acciones al consul de Bolivia en Guajará-Mirim, Brasil.
Fuente: #SoydeGuayaramerin

Autor: expressaorondonia.com.br


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.





+ Notícias



+ NOTÍCIAS