RO, Sábado, 04 de maio de 2024, às 2:30



RO, Sábado, 04 de maio de 2024, às 2:30


México vê crescer em 218% o consumo de drogas sintéticas

O uso de drogas sintéticas disparou entre 2013 e 2020 no México, com um aumento de 218% nas pessoas que foram tratadas pelo uso de estimulantes do tipo anfetamina, alertou o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNO-DC, por sua sigla em inglês).

Em seu Relatório Mundial sobre Drogas 2022, a agência aponta que no México não só são mais usados ​​esses tipos de substâncias, mas também que grupos criminosos aceleraram o ritmo de produção de drogas sintéticas, deixando de lado a efedrina e a pseudoefedrina como precursores para começar a popularizar o que é conhecido como P2P, (fenil-2-propanona).

Ele ressaltou que o México é o sexto país do mundo onde mais metanfetaminas ou precursores químicos são apreendidos, atrás apenas dos Estados Unidos, Malásia, Mianmar, China e Irã.

- Advertisement -



Enquanto isso, a agência indicou que o plantio de papoula em nosso país foi reduzido pela primeira vez, com uma queda de 23% em relação ao período anterior. No entanto, os rendimentos das culturas aumentaram, pois na safra 2017-2018 foram obtidos 16 quilos por hectare, enquanto no período analisado a substância obtida aumentou para 20.

O relatório também alerta sobre o aumento do uso de maconha durante a pandemia e o impacto negativo da legalização da maconha.

[Pelos destaques internacionais, Montezuma Cruz]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS