RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 19:28



RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 19:28


México ainda tem vaquitas, um boto em extinção

Neste outono, quando os cientistas planejaram uma expedição ao México para contar os espécimes de um dos animais mais ameaçados do mundo, um tímido boto chamado vaquita, eles temeram que não restasse nenhum para encontrar. Ou pela última contagem, em 2019, ele calculou que restavam apenas cerca de dez.

A informação foi destaque na 1ª página na edição de hoje do jornal The New York Times.
“Ao mesmo tempo, os pescadores da região se preparam para sair com as redes ilegais que, segundo os cientistas, estão levando os botos à extinção: paredes de malha que ficam de pé abaixo da superfície, com até seis metros de profundidade e que se estendem pelo equivalente a vários campos de futebol.

“Chamados de redes de malhar, eles pegam camarão e peixes. Eles também enredam as vaquitas, afogando os mamíferos. Os pesquisadores afirmam que as redes são a única causa conhecida do declínio catastrófico da espécie, mas livrar-se delas tem sido um desafio.

- Advertisement -



“Não devido a uma crise global da biodiversidade, como um milhão de espécies ameaçadas de extinção, a história da vaquita mostra como até as soluções óbvias – nesse caso, acabar com a pesca ilegal – exigem vontade política, aplicação da lei e um profundo compromisso das comunidades locais para atender às necessidades de pessoas e animais.

[Montezuma Cruz]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS