RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 2:16



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 2:16


Mexicanos entram na fila para conseguir água em Monterrey

Mesmo sem chuvas extraordinárias, a empresa Água e Drenagem (AyD) de Monterrey (província de Nuevo León, México) prevê que no início de setembro aumentarão o abastecimento da rede em 15 mil litros por segundo. “Não é para aumentar a folha de pagamento, houve uma reformulação em investimentos”, afirma Juan Ignacio Barragán, diretor da empresa. 

A informação do jornalista Orlando Maldonado está na edição desta quinta-feira do diário Milênio, e a foto que abre esta reportagem no Expressão Rondônia é da edição de hoje do jornal norte-americano The New York Times.

- Advertisement -



A reestruturação orgânica da AyD foi explicada em entrevista coletiva por Barragán. Segundo ele, o cronograma previsto para o aumento de água na rede de abastecimento permitirá, até 10 de agosto, o bombeamento de 12.900 litros por segundo; para o dia 22 deste mesmo mês, 14 mil 200 litros; e para 4 de setembro, um total de 15 mil litros por segundo.

“Então a previsão é mais ou menos para 10 de agosto já ter uma oferta estabilizada de 12,9 mil litros por segundo, até 22 de agosto chegaríamos a 14,2 mil e até 4 de setembro cerca de 15 mil litros por segundo”, disse.

O referido abastecimento ocorrerá devido às ações de exploração de poços aquíferos, bombardeio de nuvens e acesso de água concessionada pela indústria de Nuevo León.

“Essa é a incorporação das previsões que temos para o mês de agosto; o que temos aqui em cima é a soma de como elas vão ser incorporadas, como vocês podem ver temos a reativação dos poços da mina, depois dos poços rasos , então já temos aproximadamente 250 litros por segundo”, disse apontando o quadro.

Mas o novo decreto fará a emprea incorporar um volume adicional que logo possibilitará o fornecimento de água da comunidade de El Chapotal e áreas próximas. Por fim, o governante insistiu que esse aumento de água ocorre sem contemplar as chuvas. “Isso sem levar em conta chuvas importantes, considerando-se exclusivamente as fontes que estão sendo incorporadas”, concluiu.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS