RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 9:03



RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 9:03


Matricular-se numa escola SESI-SENAI é o primeiro passo para o futuro

RONDÔNIA – Um novo capítulo da educação rondoniense começou a ser escrito em 2019, quando as escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) implantaram o Novo Ensino Médio (NEM) nas quatro unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena, que ofertam Educação Básica e Educação Profissional para os 160 alunos das primeiras turmas, cuja formatura acontece no final de 2021. Com o início do novo ano letivo, entraram três novas turmas.

O superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, defende que ao matricular-se em uma turma do Novo Ensino Médio ou qualquer outro curso nas escolas SESI-SENAI, o aluno dá o primeiro passo para o seu futuro profissional em duas instituições que há mais oito décadas, cumprem com excelência o seu papel, inclusive com elevado grau de reconhecimento por parte da população.

A aluna Lorraine Santos Barbosa, aluna do SESI-SENAI de Pimenta Bueno, está na 3ª série do Novo Ensino Médio e relatou que viu na união do ensino básico e o profissional a oportunidade de acesso a um aprendizado de qualidade, com professores dispostos a fazer o seu melhor tanto na sala de aula quanto nas aulas remotas. “A escola SESI-SENAI não mede esforços e dá todo o suporte, os melhores materiais de educação, professores qualificados, métodos de ensino incrível, sempre pensando no crescimento do aluno”, falou.

- Advertisement -



Para Guilherme dos Santos Possa, o NEM oferta a oportunidade de vivenciar na prática a reconfiguração de um método de ensino inovador integrado à educação técnica, voltada, principalmente, para atender às necessidades atuais do mercado de trabalho. “O conhecimento teórico é muito mais fácil de ser assimilado quando sabemos como será aplicado na prática, algo que, muitas vezes, o ensino somente básico não nos proporciona”.

No ponto de vista do professor Elias Evangelista Alves de Almeida, da turma do NEM, da escola SESI-SENAI de Pimenta Bueno, o Novo Ensino Médio, é importante para aproximar os alunos do mercado de trabalho, já que eles sairão da escola com uma formação técnica. Também acrescenta um aprendizado por áreas de conhecimento, muito importante para quem vai fazer o Enem.

De olho no futuro, o estudante Júlio Kevin Souza França, da escola SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, falou com entusiasmo sobre o NEM. “O plano de estudo é bastante proveitoso, possuindo tanto um curso técnico para ingressarmos preparados no mercado de trabalho, quanto uma grade de preparação para o ENEM por meio de aulões que a escola disponibiliza. Estou decidido a cursar Medicina. E certamente irei conseguir com esforço, foco e dedicação”.

A coordenadora Pedagógica Juliane Loubach também falou seu ponto de vista sobre o NEM. “O Novo Ensino Médio ofertado pelo SESI-SENAI, deixa sua marca indelével na educação de Rondônia, por ser o pioneiro na implantação e por apresentar à toda comunidade escolar um ensino diferenciado, que integra as áreas da educação básica e profissional. Esse formato, proporciona experiências enriquecedoras aos alunos e reforçam a missão principal da nossa escola”.

“Para mim, o Novo Ensino Médio significa uma grande oportunidade e uma nova forma de estudar”. A declaração é da aluna Lívia Damião Vieira, da escola SESI-SENAI de Vilhena. “Mais do que aprendizado, esse sistema me proporcionou um olhar diferente para o conhecimento e a minha postura como estudante. Me permitiu não somente conhecer novas áreas como também desenvolver minha disciplina e responsabilidade nos momentos de estudo”. Após concluir o NEM, Lívia estudar Direito e aprender cada vez mais.

Seu colega de escola, Joseph Valadão Fantin acrescentou que fazer parte do NEM significa uma forma diferente de cursar o Ensino Médio no qual as áreas do conhecimento se relacionam, além do curso técnico. Como Lívia, Joseph tem muitos planos para o futuro. Ele quer cursar Medicina, e para isso, desde já está estudando muito e se preparando para o Enem. “SESI e SENAI têm sido fundamentais nesta jornada”.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da FIERO






Outros destaques


+ NOTÍCIAS