RO, Sexta-feira, 10 de maio de 2024, às 10:32



RO, Sexta-feira, 10 de maio de 2024, às 10:32


Mãe de criança com autismo ganha, na Justiça, direito à readmissão com redução da jornada de trabalho

A decisão histórica foi tomada pela Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé, no último dia 2, com cooperação da empresa Cooperativa de Crédito Livre de Admissão do Centro Sul

PORTO VELHO – A mãe de uma criança diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), ganga direito à jornada de trabalho em home office (teletrabalho), após ter pedido demissão do seu emprego de mais 12 anos, para cuidar do filho. A justiça trabalhista que abrange os estados de Rondônia e Acre, garantiu o direito ao trabalho especial a essa mãe, sem prejuízo do seu salário.

A decisão histórica foi tomada pela Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé, no último dia 2, com cooperação da empresa Cooperativa de Crédito Livre de Admissão do Centro Sul Rondoniense – Sicoob Credip, para readmissão da funcionária, em condições especiais de trabalho, sem prejuízo do salário. A deliberação é para que a mãe possa acompanhar diariamente o filho que depende de atenção especial.

Na decisão, o juiz do trabalho titular, Wadler Ferreira, e a empresa levaram em consideração as responsabilidades sociais com base nos protocolos ESG da Cooperativa com seus trabalhadores, de forma que tendo aderido ao Pacto Global da ONU, a Sicoob Credip tem como missão cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com igualdade de gênero e proteção das crianças e adolescentes, incluindo em situações de vulnerabilidade.

- Advertisement -



O acordo judicial também foi realizado com base no julgamento com perspectiva de gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme a Resolução 492,  convenção n. 156 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que, entre outras coisas, trata da igualdade de oportunidades para trabalhadores com responsabilidades familiares, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n. 13.146 /2015) e a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista (Lei n. 12.764/2012).

Ficou acordado que a Cooperativa fornecerá os meios de trabalho para que a mulher possa trabalhar em home office, com início previsto para a próxima segunda-feira. 8).

Sobre o autismo

O autismo é considerado um transtorno e por isso, não tem cura. Segundo especialistas, o que ajuda a criança no seu desenvolvimento são os tratamentos dos sintomas apresentados. O diagnóstico e tratamento do autismo tem um grande impacto na vida dos pais, tanto na rotina, quanto na saúde psicológica. Dependendo do grau de severidade do autismo, a criança dependerá muito da ajuda da família. Situação que sobrecarrega muita a família, por isso muitos pais acabam deixando seus empregos, como foi o caso dessa mãe que a Justiça garantiu a ela o direito de trabalhar em casa.

Fonte: Secom/TRT14






Outros destaques


+ NOTÍCIAS