MANIFESTO PELA DEMOCRACIA E PELA LIBERDADE

A Maçonaria Regular Brasileira, representada pelo GRANDE ORIENTE DO BRASIL (GOB), pela CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL (CMSB) e pela CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL (COMAB), manifesta-se em favor da democracia, reafirmando que, desde os seus primórdios, busca o respeito aos direitos fundamentais e à liberdade dos homens, abominando qualquer ameaça contra esse bem tão precioso.

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” (artigo 5º da nossa Constituição Federal).

Atualmente, nosso País passa por polarização política em que forças obscuras e ocultas colocam princípios maçônicos em risco.

No Brasil, enquanto Estado Democrático de Direito, a livre manifestação e expressão do pensamento faz parte do pleno exercício da cidadania, amplamente distinguido pela Maçonaria.

O maçom nunca se furtou em lutar pela liberdade, pela igualdade e contra as injustiças cometidas por tiranos ou por Estados autoritários. Inúmeros Irmãos deram a vida e derramaram seu sangue ao longo da história em prol da liberdade, que é preciosa para nós.

Na revolução norte-americana, bem como na luta pela independência de países vizinhos na América do Sul, não faltaram maçons para defender a liberdade. Estavam cansados de serem oprimidos.

Na nossa independência e na fundação da república brasileira, a Maçonaria esteve presente, representada por nomes como José Bonifácio de Andrada e Silva (nosso patrono da Independência) e Manuel Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil – dentre muitos outros.

Na Segunda Guerra Mundial, tivemos muitos brasileiros que morreram pela liberdade, lutando para extinguir a barbárie nazista que assolava a Europa e ameaçava o mundo livre, suprimindo direitos e liberdades dos homens de bem.

Assim, neste momento tão importante da nossa história e em nome das futuras gerações, a Maçonaria não pode se furtar de se posicionar em defesa da tão preciosa liberdade, em especial a de expressão, opondo-se a qualquer tipo de censura que possa existir.

Nossa omissão nos condenaria na história dos homens justos e perfeitos.

Temos compromisso com a defesa de valores como LIBERDADE, igualdade, fraternidade, justiça e democracia e convocamos os Irmãos a permanecerem atentos à preservação dessas importantes conquistas da humanidade.

Finalizamos com as palavras do Poeta Rodrigo de Souza:

A Liberdade’

“Liberdade Liberdade

Ó Quão linda como Verdade

Liberdade Liberdade

Tens perfume de Igualdade

Liberdade Liberdade

Sonho flor humanidade

Liberdade Liberdade

Uma poesia a Realidade

 

Liberdade eu te amo

E devo escrever

As maravilhas de Viver

Liberdade tão sentida

Liberdade sofrida

Liberdade Para Amar

Liberdade de Sonhar

Uma verdade exclamar

Contra as prisões se posicionar

Com a Liberdade ser Livre

Pela Liberdade Amar”

 

Brasília, 22 de outubro de 2022

Múcio Bonifácio Guimarães

Grão-Mestre Geral do GOB

 

 

Flávio Rogério Pereira Graff

Presidente da LI AGO/CMSB

Vanderlei Geraldo de Assis

Presidente da COMAB

 

Ademir Cândido da Silva

Grão-Mestre Adjunto

Geral do GOB

Aldino Brasil de Souza

Secretário-Geral da CMSB

João Krainski Neto

Secretário-Geral da COMAB

Deixe uma resposta