RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 11:06



RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 11:06


Lenha na Fogueira – Tacaca é patrimônio cultural de Porto Velho

Zé Katraca

PORTO VELHO – Na data de hoje, 18, Porto Velho comemora o Dia Municipal do Tacaca. Para comemorar a data, a prefeitura municipal, adiou o “Tacaca Musical” que acontece toda quarta-feira e domingo, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, para a tarde/noite deste sábado.

***********

O Tacaca é Reconhecido como patrimônio cultural de Porto Velho.

- Advertisement -



Tacacá é um prato típico da Região Amazônica de origem indígena. É muito apreciado em várias localidades da região Norte do Brasil.

É preparado com um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de mandioca, também servida com jambu (erva amazônica que provoca uma dormência na boca) e camarão seco.

***********

Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias. O tucupi e a goma são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado.

***********

Após deixado em repouso, a goma fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.

***********

Apesar de ser servido quente, a iguaria é apreciada em nossa região também no “Verão Amazônico” quando a temperatura, pelo menos em Porto Velho, ultrapassa os 40 graus.

***********

Há quem goste com menos goma e mais tucupi e os que gostam da proporcionalidade desses dois sabores, ambos extraídos da mandioca. O seu preparo leva também jambu e camarão seco. A pimenta, em especial o molho de pimenta murupi, não pode faltar.

***********

Também existe tacacazeira que serve a iguaria acompanhada com pipoca e há quem não goste da goma e degusta o tacaca apenas com tucupi.

***********

Em outros tempos, tivemos grandes tacacazeiras, como a dona Chiquinha e a dona Mita. Até hoje as filhas e netas da dona Chiquinha comercializam o Tacaca, a rua Duque de Caxias esquina com a Tenreiro Aranha.

***********

Outro Tacaca que é bastante apreciado todas as tardes em Porto Velho é o servido na Banca da dona Inez, na rua D. Pedro II com a Tenreiro Aranha.

***********

Outro Tacaca famoso em nossa cidade era o da dona Isaura que funcionou por muitos anos, no pátio da Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no bairro Agricolândia que era administrado pelo filho da Dona Isaura o Carlinhos.

***********

O evento vai contar com apresentações artísticas locais, comercialização de comidas típicas e, claro, não pode faltar o saboroso Tacacá.

***********

O Dia Municipal do Tacaca foi instituído pela Lei 2455, de 24 de novembro de 2017, que reconhece o tacacá como patrimônio cultural de Porto Velho e definiu a data de 18 de setembro como o “Dia Municipal do Tacacá”.

***********

               EDITAL DE CONVOCAÇÃO

G.R.E.E.S POBRES DO CAIARI – CONSELHO DELIBERATIVO

ASSEMBLEIA GERAL – EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O presidente do conselho deliberativo do GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA POBRES DO CAIARI, tendo em vista o grande hiato temporal e buscando a reativação imediata desta entidade, no uso de suas atribuições, CONVOCA, todos os associados, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que realizar-se-á dia 23 de setembro de 2021, às 08:00h/ 14:00h/ 19:00h, local: Rua Duque de Caxias, 189-A, em primeira convocação, se na hora marcada não houver número suficiente de convocados presentes, uma nova chamada será efetuada uma hora depois com o número de convocados presentes, para deliberarem sobres as seguintes pautas:

ELEIÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO ANÁLISE, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA REFORMA ESTATUTÁRIA DA ENTIDADE ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA INTERINA DO G.R.E.S. POBRES DO CAIARI.

Porto Velho, 16 de Setembro, de 2021. Raimundo Nonato Garcia Neto

PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

Por: Sílvio M. Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS