Rondônia, segunda-feira, 25 de outubro de 2021, às 01:14 [email protected] - Telefone 69 9 99475050

segunda-feira 25 outubro 2021

Lenha na Fogueira – No Dia da Criança, Zé Katraca destaque professora que incentiva leitura

E também abordo o trabalho da Primeira Dama de Porto Velho, Ieda Chaves, que deve distribuir cerca de mil bicicletas

Zé Katraca

PORTO VELHO – Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Em Porto Velho, as celebrações vão acontecer no Santuário de Aparecida, que fica à rua Amador dos Reis, na Zona Leste de Porto Velho. Infelizmente os padres responsáveis pelo Santuário não divulgaram nenhuma programação alusiva a data.

************

Uma coisa é certa, o Dia das Crianças será comemorado em grande estilo, pelos quatro cantos da cidade. Só a 1ª Dama do município, sra. Yeda Chaves, vai sortear 1000 bicicletas entre a gurizada.

************

Tem apenas um detalhe: os sorteios serão realizados pela internet. Se você não estuda numa escola municipal, pode tirar o número para concorrer aos sorteios no prédio do Relógio.

************

Quem estuda na rede municipal vai receber seu número na própria escola. Vamos ficar na torcida por vocês crianças.

************

Enquanto isso o governo do estado de Rondônia promove, nesta terça feira, a entrega dos prêmios do 1º concurso de redação para estudantes de escolas estaduais. A entrega será feita pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

************

Os prêmios aos alunos vencedores do concurso de redação, com o tema: “Policial, herói da vida real”, que teve como objetivo a interação de ideias e o compartilhamento do conhecimento em relação à importância da polícia comunitária no meio social do município de Porto Velho.

************

Participaram os estudantes dos 6° ano do ensino fundamental de 35 escolas estaduais que foram bem pontuadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019.

************

Alunos da rede municipal de ensino são incentivados à leitura após retorno das aulas presenciais

O fomento à leitura pode ser visto em cada pedaço da Escola Municipal Miguel Ferreira, localizada na zona Sul de Porto Velho. No pátio de recreação, o atrativo é um mural de livros disponível aos estudantes. Já na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental, a professora Simone Guedes dedica alguns minutos do dia para uma roda de leitura no fundo da sala.

***********

A professora Simone Guedes é uma das incentivadoras no carpete, onde as almofadas dividem espaço com os livros, a imaginação floresce. “A leitura transporta a criança para o imaginário, e repercute positivamente no aprendizado e na escrita, sendo a nossa principal ferramenta para melhorar o desempenho dessas crianças em outras matérias”, afirma a professora.

***********

Vamos encerrar recomendando que os amigos levem seus filhos para as inúmeras festas que estarão sendo realizadas neste 12 de outubro – O Dia das Crianças.

Por: Silvio M. Santos

Outras notícias