terça-feira 28 setembro 2021 - 16:17
32 C
Porto Velho

terça-feira 28 setembro 2021

Lenha na Fogueira – Música de sambista portovelhense terá especial em rádio da Argentina

Maria Luíza Ferreira lança livro sobre 'A Arte de Produzir Bonecos e sua Manipulação'

PORTO VELHO – Leticia Navarro, direto de Buenos Ayres – Argentina: “Antônio Tavernard, quero te comunicar que o seu trabalho será apresentado no meu programa aqui na Argentina, no próximo dia 28 de maio. Gostei muito das suas músicas. Será uma honra ter seu som tocando na programação. Enquanto isso, deixo o link do programa para que você nos prestigie. Muchas gracias. www. Facebook.com/AiresdoBrasil”.

*********

Depois do Edglay agora será a vez do Toninho Tavernard ter sua produção musical no naipe samba, apresentada no programa da Letícia Navarro, que é apresentado em Buenos Ayres – Argentina.

É o samba produzido em Porto Velho, ganhando destaque na América do Sul, ou melhor, o Samba produzido em Porto Velho, em especial, da turma que se apresenta no Samba Autoral conquistando não só a América do Sul, mas, também a Europa.

***********

É isso mesmo, nosso compositor Waldison Pinheiro está com suas músicas fazendo sucesso lá em Portugal. Daqui a pouco essa turma de compositores e cantores de samba de Porto Velho, estará mostrando para o Brasil e o Mundo o samba produzido em nossa cidade.

**********

Sábado que vem dia 29, não esqueça de acessar o link www. Facebook.com/AiresdoBrasil e curtir o programa da |Letícia e as músicas do Tavernard. www. Facebook.com/AiresdoBrasil.

***********

A ARTE DE PRODUZIR  BONECOS E SUA MANIPULAÇÃO: a estética e a plástica dos bonequeiros de Porto Velho-RO @ Maria Luzia Ferreira Santos, 2021.

************

Projeto beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei n. 14.017/ 2020), Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (SEJUCEL), pelo Edital n. 83/2020/

SEJUCEL/CODEC, 1° Edição Alejandro Bedotti.

***********

A expectativa para este livro se traduz em apresentar de modo breve, porém de forma laboriosa, porque não dizer lúdica, a história de dez artistas que trabalham com a produção de teatro e teatro de bonecos, contada a partir de seus próprios relatos de vida, seus registros de arquivos fotográficos público e pessoal.

***********

Assim, lanço um convite para você fazer uma viagem comigo nessas histórias e que, ao final, você se sinta estimulado a buscar mais informações e compreender este rico universo das artes do teatro e do fazer bonecos.

Os relatos orais foram transcritos, procurando se manter fiel à fala em um dado processo de conversação com a autora.

***********

Para a condução dessa abordagem, nos baseamos em Bom Meihy (1996), o qual afirma que os relatos orais contam histórias. Desse modo, temos um conjunto de procedimentos norteado a partir da elaboração do projeto, passando pela definição dos sujeitos entrevistados, do planejamento e, finalmente, a captação das gravações.

***********

As gravações foram realizadas através de uma câmera Canon profissional, EOS Rebel SL3, essencial para podermos ter qualidade na audição do material a ser transcrito. A transcrição é o momento no qual deve-se ter todo o cuidado e zelo, pois é nela que o entrevistado se reconhece a partir do relato de sua oralidade.

***********

Após o processo de captação das entrevistas, transcrição e organização, devolvemos para os entrevistados as falas materializadas em textos, onde puderam ler e realizar a revisão e conferência de seu relato.

***********

Finalmente, solicitamos a autorização do entrevistado para o uso, arquivamento e publicação dos textos.

***********

A partir desses relatos, descobrimos quem são essas pessoas que atuam de longa data e que contribuem para a cultura local da nossa cidade.

**********

Trazer à tona esses relatos orais, extraídos dos sujeitos, contribuiu para descortinar suas trajetórias recheadas de alegrias, tristezas, encontros, desencontros, muitos bonecos e muitos espetáculos!

***********

Tudo isso tece uma rede de lindas histórias, uma trama construída de A arte de produzir bonecos e sua manipulação:

***********

A estética e a plástica dos Bonequeiros de Porto Velho-RO modo cuidadoso e que vamos, agora, nos deleitar e nos divertir, nos embalando nesse movimento intenso da arte produzida em nossa cidade. A intenção é apresentar um pouco da jornada que esses artistas trilharam ao longo de suas vidas.

***********

Portanto, este trabalho é um esforço em conjunto, que procura dar visibilidade às projeções que foram criadas e apresentadas desde os idos de 1970 na cidade Porto Velho, Rondônia, por artesãos e atores, que têm na arte de confeccionar e manipular bonecos sua afeição artística.

***********

Essa proposta, “A arte de produzir bonecos e sua manipulação: a estética e a plástica dos bonequeiros de Porto Velho-RO”, foi contemplada pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei n.o 14.017-2020), Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (SEJUCEL), pelo edital 1 Edição Alejandro Bedotti (n.o 83-2020 SEJUCEL-CODEC).

***********

Profa. Maria Luzia Ferreira Santos (Mallu Ferreira)

Outras notícias

error: Content is protected !!