RO, Terça-feira, 30 de abril de 2024, às 14:06



RO, Terça-feira, 30 de abril de 2024, às 14:06


Lenha na Fogueira – Animação inspirada em Nazaré, distrito do baixo Madeira em Porto Velho, estreia neste final de semana

Animação inspirada em Nazaré, distrito do baixo Madeira em Porto Velho, estreia neste final de semana. Nazaré: do verde ao barro é um filme de Juraci Júnior, que faz um mergulho na história de formação da comunidade e a relação de seus moradores com a natureza e, especialmente, com o movimento do rio.

**********

A obra conta com trilha original de Túlio Nunes, músico e produtor musical nascido em Porto Velho, mas criado no distrito; aquarelas da poeta e ilustradora Roberta Marisa; e montagem, animação e finalização de Rone Mota. A estreia acontece no sábado (08), através do YouTube, às 19h.

- Advertisement -



**********

O distrito de Nazaré é conhecido por ser um importante polo cultural de Porto Velho, com seu tradicional festejo do mês de junho e a festa da melancia, que atrai turistas até de outros países, exaltando a cultura ribeirinha, com mostra de danças, comidas e músicas inspiradas no dia a dia da comunidade.

**********

“A atmosfera que encanta a tantos visitantes é o pano de fundo de uma saga beradeira, a trajetória de uma família cabocla, recém-chegada do Amazonas e que encontra neste pequeno distrito o seu lugar de morada”, explica Juraci, que tem uma relação próxima com a comunidade e, em especial, com o grupo musical Minhas Raízes. As ilustrações que dão vida ao roteiro foram feitas em aquarela e animadas em pós-produção. Não há diálogos verbais e a história é contada pelas imagens e trilha sonora, composta exclusivamente para o filme. A montagem conta com audiodescrição para cegos.

************

Ainda de acordo com Juraci Júnior, a obra propõe uma representação da vida cabocla e sua relação de respeito com a floresta. “Uma potente valorização da ancestralidade, da vida simples, da terra, dos rios, da colheita e de como a cultura, enraizada do coração de um povo, cria uma atmosfera única, transformando o meio em que vivem de maneira sustentável”, revela.

***********

A estreia havia sido programada para acontecer na comunidade, com exibição e oficina ao ar livre, entretanto, com o avanço dos casos de Covid e as novas variantes do vírus, foi adaptada para uma versão online. No sábado, acontece a oficina “Ilustrando Histórias”, que traz o tema identidade para a criação das pinturas e é voltada à toda família.

************

Após a oficina, às 19h, acontece a exibição do curta e, em seguida, a equipe técnica bate um papo ao vivo sobre o processo de produção do filme e curiosidades.

***********

O filme “Nazaré: do verde ao barro” foi contemplado no Edital nº 78/2020/ SEJUCEL-CODEC – 1ª Edição Jair Rangel “Pistolino” do Edital de Chamamento Público para Produção Audiovisual. Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

***********

Serviço: Lançamento do filme animação Nazaré: do Verde ao Barro; Quando: Sábado, 08 de maio, às 19hh Onde: YouTube. Informação e entrevistas: 69 98419-8410

**********

PRORROGA SEJUCEL

*********

Pois é, os artistas de Rondônia de modo geral, desde terça feira, lançaram o movimento “Prorroga Sejucel”.

*********

A intensão é sensibilizar o Superintendente Jobson Bandeira a prorrogar o prazo para apresentação dos Projetos Habilitados pela Lei Aldir Blanc assim como prorrogar o prazo para a apresentação da Prestação de Contas.

**********

O Movimento começou sob a liderança da Jória Lima na terça feira e contou com a participação de muitos produtores culturais de todo o estado de Rondônia.

**********

Ontem a Luciana Oliveira colocou no ar uma live com a participação de vários artistas, que mais uma vez discutiram o tema e apelaram para sensibilidade do Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira.

*********

Na realidade, em minha opinião, a reivindicação dos nossos artistas bem que poderia ser atendida em parte, ou seja, a prorrogação deveria acontecer pelo menos até o final do mês de junho.

**********

Ta certo que o Congresso aprovou a prorrogação até o final deste ano.

***********

Só que, o texto aprovado pelos deputados, não está tão claro quando trata da apresentação da Prestação de Contas dos Projetos já habilitados.

**********

Em alguns estados os Secretários de Cultura seguiram o texto aprovado pelos deputados também para a apresentação dos Projetos e suas Prestações de Contas.

**********

Aqui em Rondônia o Superintendente ainda não decidiu sobre o assunto e isso está deixando a maioria dos artistas que tiveram Projetos aprovados com a pulga atrás da orelha.

*********

Alguns desses artistas estiveram convalescendo de Covid inclusive internados e com isso, não tiveram condições para apresentar seus Projetos dentro do Prazo, na realidade o PRAZO fiou muito curto e por isso solicitam maior prazo para apresentarem seus projetos e prestação de contas.

*********

Tenho certeza que o Superintendente Jobson vai atender ao apelo dos nossos produtores culturais.

*********

Sendo assim: PRORROGA SEJUCEL!

 

 

 

 

 

Por Silvio Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS