RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 3:53






INTERCÂMBIOS SUSTENTÁVEIS – Extrativistas de Guajará-Mirim visitam Reserva Extrativista Rio Cautário, em Costa Marques

COSTA MARQUES – Dando prosseguimento a implantação de Projetos Sustentáveis em Unidades de Conservação, com a promoção de intercâmbio entre as experiências exitosas dos moradores destas áreas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), levou uma delegação de extrativistas da Reserva Extrativista Rio Pácaas Novas, em Guajará-Mirim, para conhecer a Reserva Extrativista Rio Cautário, em Costa Marques. Estes mesmos moradores conheceram, semana passada, as experiências do projeto na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá, em Machadinho do Oeste.

Este intercâmbio tem o objetivo de trocar informações dos projetos sustentáveis entre os moradores destas áreas, de modo a incentivá-los adotar iniciativas econômicas de geração de renda de forma sustentável. A inciativa está sendo considerado um sucesso.

O secretário-executivo regional de Guajará-Mirim, Flávio  Derzete da Mota, representou na reunião o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e destacou o empenho do Estado em melhorar as condições econômicas e financeiras de quem mora nas reservas e, para tanto, estas trocas de experiências são elementos agregadores para futuras tomadas de decisões governamentais.

O coordenador de Unidades de Conservação da Sedam, Fábio França, participou da reunião na Reserva Rio Cautário e mostrou a importância de se preservar e manter a floresta em pé.

Para Livino Ferreira dos Santos, dirigente da Associação Primavera de Guajará-Mirim, o intercâmbio de informações é um importante aliado dos extrativistas para o sucesso da implantação dos projetos sustentáveis. Eles beneficiam diretamente os envolvidos no processo, destacando o empenho do governo do Estado em ampliar a implantação dos projetos.

 

O extrativista Francisco Silva Eleotério, da Reserva Rio Cautário, expôs sua experiência de dezenas de anos trabalhando na Floresta e elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela Sedam e que tem como foco a manutenção do homem em seu “habitat” natural.

 

Nas reuniões, os moradores são informados de que os projetos sustentáveis estão sendo objetos de expansão para os demais Estados da Amazônia Legal e há um consenso que são eles que beneficiam diretamente os extrativistas nas unidades de conservação.

 

A gestora da Reserva Extrativista Rio Cautário, Thaylla Araújo dos Santos, parabenizou o esforço que os extrativistas de Guajará-Mirim fizeram para conhecer os projetos sustentáveis que estão sendo realizados em Costa Marques e a troca de informações entre os extrativistas, demonstração que o governo do Estado tem se preocupado com o povo da floresta, com a preservação das matas e florestas, além do Desenvolvimento econômico sustentável nas unidades de conservação.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia
Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Miro Costa


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.





+ Notícias



+ NOTÍCIAS