Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST), do SENAI de Cacoal, participaram de visita técnica, sob supervisão da professora Marcélia Kalke Cruz, à Cairu Indústria de Bicicletas, localizada no município de Pimenta Bueno. A visita técnica teve como objetivo a verificação dos riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, ergonômico e mecânicos) existentes nas atividades laborais e as medidas preventivas adotadas pela indústria.
Marcélia explicou que “os discentes conheceram in loco os processos produtivos e os respectivos responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos na empresa. Eles também identificaram possíveis riscos presentes nos ambientes, no desempenho das diferentes funções em cada setor. As observações tiveram o intuito unicamente de fundamentar atividades em sala na construção de Mapas de riscos”, disse.
A visita foi uma oportunidade de os alunos vivenciarem a aplicação das normas de segurança dentro de uma indústria. “Esse fator é fundamental na formação dos futuros Técnicos em Segurança do Trabalho, uma vez que é possível observar a aplicação das normas dentro das indústrias referente aos conteúdos estudados em sala de aula”, destacou o pedagogo Luis Adriano Fermow.
Segundo o aluno, Darlan Sansão Ronqueti, que é Jovem Aprendiz da Ciclo Cairu, “foi uma visita de muito aprendizado, que trouxe novos conhecimentos para todos nós que estudamos para nos aprimorar nesta área”.
Para o gerente da unidade do SENAI de Cacoal e Rolim de Moura, Rodolfo Lentz, que participou da atividade, “a visita técnica é uma oportunidade de os alunos vivenciarem a realidade das empresas do setor aliando a teoria e prática. Uma parte complementar do aprendizado muito importante, onde as habilidades desenvolvidas no ambiente de ensino técnico são vivenciadas”, afirmou.