RO, Domingo, 27 de abril de 2025, às 9:05






Igreja católica prepara lançamento da Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”

A Campanha da Fraternidade 2025 promove a Ecologia Integral, incentivando uma consciência ética e crítica para a preservação do meio ambiente

PORTO VELHO – A igreja católica prepara o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’ e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), na Arquidiocese de Porto Velho, no próximo dia 5, quarta-feira de cinzas. A Campanha da Fraternidade deste ano quer mobilizar os católicos e chamar a atenção do mundo para a importância de uma vida menos perdulária, em consonância com a disponibilidade de recursos existentes na natureza.

A Campanha da Fraternidade precede a abertura do período da quaresma dos católicos, em que durante 40 dias fazem orações, penitências e jejum, culminando com o ápice da semana santa e da Paixão de Cristo.

Neste ano, a Campanha aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover”, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025). São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação.

A Campanha Nesta constitui um convite a reflexão sobre os sintomas e as causas da crise socioambiental (ver/ouvir), a contemplar a obra criadora de Deus e meditar sobre a missão confiada ao ser humano (iluminar/discernir) e a buscar alternativas de superação da crise socioambiental e cuidado da casa comum.

A partir deste ponto de vista, é possível compreender que tudo está interligado e que o ser humano faz parte da natureza, pois a verdadeira Ecologia Integral procura desenvolver as dimensões ambiental, econômica, comunitária e cultural da experiência humana.

O objetivo é evocar a inter-relação entre o Criador e toda a criação. Destacar o ser humano como protagonista do cuidado. Convidar a conjugar as dimensões ambiental, antropológica e teológica. Propor a passagem da lógica extrativista para uma lógica do cuidado.

Ações da Campanha

Apoiar projetos que fortaleçam a conexão entre a fé e o cuidado com o meio ambiente. Estimular parcerias com organizações sociais e ambientais para ações conjuntas.

Cartaz

Em destaque no cartaz, São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. Esta reconciliação universal ganha sua maior expressão no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco há precisos 800 anos. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera.

Fonte: www.expressaoropndonia.com.br

Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS