RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 17:31



RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 17:31


Hospital Regional de Cacoal realiza primeira cirurgia de captação de órgãos de 2022

CACOAL (07/01/22) – Na quinta-feira (6), os profissionais do Hospital Regional de Cacoal (HRC) realizaram a primeira cirurgia de captação de órgãos de 2022. O doador foi um morador de Colorado do Oeste, de 50 anos de idade, vítima de um traumatismo crânio encefálico. A autorização para a doação foi dada pela irmã do doador.

A doação dos órgãos foi autorizada pela irmã do doador, um homem de 50 anos, de Colorado do Oeste

Vale ressaltar que no Brasil a doação de órgãos só é feita com a autorização expressa de pelo menos um familiar e por isso, cada vez mais, a popularização da doação de órgãos tem sido essencial para que vidas sejam salvas. Além disso, ao manifestar o desejo de ser um doador, a pessoa acaba ajudando os familiares, em um momento de dor, a tomarem esta decisão.

Em Cacoal, o serviço de captação de órgãos foi implantado pelo Governo de Rondônia, primeiro no Hospital Regional, em 2013. Já em 2017, os procedimentos passaram a ser feitos também no Hospital de Urgência e Emergência (Heuro). De lá pra cá, ao todo 31 cirurgias de captação de órgãos já foram realizadas no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal.

- Advertisement -



Somente em 2021, nove procedimentos de captação de órgãos foram realizados, superando a média dos anos anteriores. No último ano, com  as doações feitas, 39 pessoas que aguardavam na fila de espera por transplante puderam ter a oportunidade de um recomeço.

Integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Complexo Hospitalar de Cacoal, a enfermeira Rittiela Rocha, destaca a importância da doação de órgãos. “A família tem a oportunidade de dizer SIM para a doação de órgãos, ajudando a salvar vidas de pessoas que estão na fila por um transplante. É uma maneira de ressignificar o momento de dor em perder um ente querido. Traz conforto ao  coração, saber que com uma vida que, infelizmente, foi perdida, puderam ajudar outras famílias”, destaca.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Rittiela Rocha
Secom – Governo de Rondônia






Outros destaques


+ NOTÍCIAS