ITAPUÃ DO OESTE (RO) – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase duas toneladas de artefatos explosivos, na manhã desta quinta-feira, 16, durante fiscalização do tráfego na BR-364. A apreensão aconteceu no posto de controle de Itapuã do Oeste, quando os patrulheiros abordaram um caminhão do tipo baú transportando ilegalmente o material sem a assinatura do transportador nem do seu destinatário. Os produtos perigosos apreendidos, segundo a PRF, são classificados pela ONU sob o número 02410.
Além dessas irregularidades, o material era transportado sem a presença de alguns equipamentos específicos de segurança para o transporte, como, por exemplo, extintores de incêndio dentro da validade, cones que atendessem às especificações, calço para segurança, falta de Equipamentos de Proteção Individual, dentre outros.
Toda a apreensão encontrou respaldo legal nas Resoluções da ANTT 5232/16, 5848/19, Legislações Complementares (com destaque à Portaria 147/2019, do Exército Brasileiro), e também o Manual de Fiscalização M005 da própria PRF.
O material apreendido foi encaminhado ao Esquadrão Antibomba do Batalhão de Operações da Polícia Militar BOPE/PMRO, após comunicação à Polícia Civil (PC-RO) e ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. O condutor do veículo foi preso em flagrante pelo crime do art. 56 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), e encaminhado à PC-RO.
Núcleo de Comunicação Institucional – Assessoria de Imprensa