RO, Quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 0:49




RO, Quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 0:49

Governo do estado diz estar implantando 244 km de tubos para distribuir água tratada a 23 mil residências na capital

Os serviços de assentamento de redes e de adutoras para a distribuição da água passam por várias etapas

PORTO VELHO – O Governo de Rondônia está realizado diversas obras de saneamento em Porto Velho, para solucionar o crônico problema da distribuição de água tratada para a população. Porto Velho é uma cidade com quase 110 anos, mas apenas uma pequena parcela da população conta com água tratada e esgotamento sanitário. e o governador Marcos Rocha tem demonstrado muita disposição política e administrativa para datara a capital de melhores condições de vida a seus habitantes.

Com recursos advindos do programa de aceleração do crescimento — PAC, do governo federal, e contrapartida financeira do governo estadual, os serviços contemplam desde a construção de reservatórios de água, instalados em diferentes bairros da Capital, a instalação de rede de distribuição em vários bairros para levar água tratada diretamente às casas dos moradores.

Ao todo, Porto Velho receberá aproximadamente 244 km de rede de tubulação instalada e cerca de 23 mil ligações domiciliares, de imediato, em diversos bairros da Capital.

Para armazenamento de água, estão sendo construídos reservatórios, sendo que estão em execução o reservatório do sistema mariana e do sistema sul, com capacidade de 10.500 m³, e já concluídos os reservatórios do sistema do pantanal e nacional, que juntos comportam 2.250 m³ de água tratada e apropriada para o consumo e uso doméstico.

Em Porto Velho, também acontecem os serviços de implantação de rede de distribuição e adutoras de água bruta e tratada.

Com as obras, os porto-velhenses terão à disposição mais água tratada, trazendo uma série de benefícios para a população, como melhorias na saúde pública, reduzindo assim a propagação de doenças transmitidas pela água e garantindo bem-estar coletivo e o desenvolvimento dos bairros.

Os investimentos aplicados na Capital com estas obras somam R$ 226.855.453,66 (duzentos e vinte e seis milhões, oitocentos e cinquenta e cinco mil, quatrocentos e cinquenta e três reais e sessenta e seis centavos).

Para o governador, Marcos Rocha, as obras realizadas em Porto Velho visam garantir qualidade de vida para a população.

Escavação e recomposição asfáltica

Os serviços de assentamento de redes e de adutoras para a distribuição da água passam por várias etapas.

Inicialmente ocorre a escavação do solo, o assentamento da tubulação e a realização do teste hidrostático da rede, cujo objetivo é evitar vazamentos que podem trazer transtornos aos moradores.

Após as etapas, é realizado a recomposição das valas com solo, e, por fim, a recomposição asfáltica das vias, para assegurar que a população possa transitar pelo local sem prejuízos. A recomposição é feita com o recapeamento da massa asfáltica, que consiste no processo de reparação ou restauração do pavimento desestruturado.

O secretário da Seosp, Elias Rezende, explica que a obra de expansão da rede é fundamental para garantir o acesso à água de qualidade. “Cumprir com as leis e regulamentações de saneamento e promover o desenvolvimento sustentável, é uma jornada que requer paciência e colaboração da comunidade”, ressaltou.

Com informações da Assessoria de imprensa

Fotos: Assessoria

Comente, curta e acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais!

spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS

Pular para a barra de ferramentas