RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 4:05



RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 4:05


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar

PORTO VELHO – Até setembro a empresa inglesa AstraZeneca saberá se a vacina contra coronavírus, que começaram testes em humanos em abril, estará em condições de ser aplicada normalmente e para agilizar, já foram autorizadas as primeiras fabricações.  Os ensaios clínicos com humanos começaram no final de abril no Reino Unido e agora em junho também no Brasil. A pesquisa é feita em parceria com a Universidade de Oxford, financiada pelo governo britânico.

AUXÍLIO

A CAIXA vai abrir, neste sábado (6), 14 agências em Rondônia para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial, das 8h às 12h. A segunda parcela do benefício, que já havia sido antecipada para uso digital por meio do aplicativo CAIXA Tem, estará disponível para saque em espécie, de acordo com calendário, para aqueles que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Ao todo, 680 agências estarão abertas em todo o país.

- Advertisement -



SISU E PROUNI

As instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ganharam mais tempo para concluir o processo de adesão ao programa. O prazo, agora, vai até as 23h59 de 12 de junho, uma semana a mais do que o previsto originalmente (dia 5). Já as do sistema do Prouni têm prazo até dia 14.

HOMENAGEM

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse hoje (5), que a cidade terá um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus. Uma árvore será plantada para cada uma das pessoas que morram na cidade de São Paulo por causa do novo coronavírus. Segundo o prefeito, as árvores serão plantadas no Parque do Carmo, zona leste da capital. “O município de São Paulo vai criar um memorial para todas as vítimas de coronavírus da cidade lá no Parque do Carmo, plantando uma árvore para cada vida perdida”, detalhou. (agenciabrasil.ebc.com.br)

AMAZÔNIA

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) disponibilizou ontem, 5, em seus site e redes sociais, uma série de programas radiofônicos diários pensados para o público infantil e com foco na cultura amazônica. O lançamento coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira.

São 24 episódios protagonizados por personagens que integram comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, entre outras. Além de entreter crianças em fase pré-escolar ou em processo de alfabetização, a iniciativa busca contribuir para popularizar os saberes tradicionais da Amazônia. Cada programa possui 30 minutos de duração e, segundo a Unicef, estará disponível no site do fundo, no Spotify e no YouTube.

MEDICAMENTOS

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (5) regulamenta a chamada logística reversa de medicamentos, que trata do descarte ambientalmente correto desses produtos, por parte de toda a cadeia produtiva do setor. A medida foi assinada no Palácio do Planalto, em uma cerimônia transmitida por videoconferência, que reuniu, além do presidente e ministros, os representantes do setor farmacêutico. A data também marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.

FARMÁCIAS

Pelo decreto, que ainda será publicado no Diário Oficial da União (DOU), no prazo de dois anos, todas as capitais do Brasil e os municípios com população superior a 500 mil habitantes deverão contar com os pontos de coleta de medicamentos vencidos. Esse prazo será de até cinco anos para os municípios com população superior a 100 mil moradores. Antes de enviar os recipientes, as farmácias devem registrar, no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, o peso dos produtos armazenados temporariamente. (agenciabrasil.ebc.com.br)






Outros destaques


+ NOTÍCIAS