terça-feira 28 setembro 2021 - 15:13
32 C
Porto Velho

terça-feira 28 setembro 2021

GIRO DE NOTÍCIAS – Rio de Janeiro já discute liberar carnaval 2022

Problemas e reações da vacina Astrazênica, Enem 2021 e olimpíadas estão no radar deste 'giro' de sábado

PORTO VELHO – O Rio de Janeiro poderá confirmar o carnaval 2022. Mas, para isso, toda a população carioca deverá estar vacinada até janeiro do ano que vem, conforme o prefeito Eduardo Paes. Com base no calendário da prefeitura, Paes estima que a aplicação da primeira dose será concluída no dia 15 de agosto e, acrescentando três meses para a frente, em novembro, a população acima de 18 anos estaria imunizada também com a segunda dose. Segundo o prefeito, com isso, a população alvo da campanha estaria totalmente vacinada.

SERÁ?

De olho na grana que entra no Rio de Janeiro com o carnaval, Paes está esquecendo o péssimo exemplo de 2020, quando prefeitos e governadores pressionaram para ter carnaval e olha o que deu: a covid ganhou força depois da folia.

PROBLEMAS

Vacinados com a AstraZeneca contra a covid-19 às vezes podem sofrer efeitos colaterais, o que a bula prevê. No geral, conforme o próprio fabricante, quem sente o problema deve tomar o antitérmico paracetamol, mas, primeiro, é bom consultar um medico. Outra coisa: nada de anti-inflamatórios. Os problemas mais citados por quem teve a chamada “reação” resumem-se em local da injeção doído, fadiga, mal-estar, febre, náuseas, etc.

ENEM 2021

Para quem vai participar do Enem, é bom não esquecer: dia 14, quarta-feira da semana que vem, acaba o prazo para inscrição de candidatos, com a  taxa de R$85 e deve ser paga por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), gerada no sistema do exame, e essa inscrição deve ser feita por todos os pretendentes, mesmo os que conseguiram isenção de taxa.

COMO INSCREVER

Para se inscrever, o interessado precisa acessar a Página do Participante, informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal. E, ainda, na ocasião, escolher qual a forma da prova, se impressa ou digital, mas nessa última só podem fazer os que já concluíram o Ensino Médio.

OLIMPÍADA

PRATA – O brasileiro Alison dos Santos, principal “estrela” do atletismo brasileiro para Tóquio, ganhou a prata ondem durante a disputa da Liga Diamante, em Mônaco. O próximo compromisso é Tóquio, onde  Alison será um dos grandes nomes do 400 metros com barreiras. REGRESSIVA – Os Jogos de Tóquio entram na contagem regressiva para seu início, dentro de mais 13 dias para a abertura oficial. Com um detalhe importante: afora que haja uma mudança de última hora, sem público. VETERANO – Descendente de japoneses, Katsuko Nakaia é o mais veterano de todos o dirigentes e atletas brasileiros nos Jogos em Moscou: Vai para sua nona Olimpíada, duas  vezes como atleta e sete como treinador de Atletismo.

COM TORCIDA

Brasil e Argentina jogam neste domingo na final da Copa América, transmissão pelo SBT. Segundo acordo feito ontem, 5,5 mil pessoas estarão na área reservada ao público, 4.400 metade convidados pelo Brasil e a mesma coisa pela Argentina, além, claro, de convidados de patrocinadores (1.100) e autoridades.

APOSENTADO

Marco Aurélio Melo, ministro do STF nomeado pelo presidente Fernando Henrique em 1990, foi, enfim, aposentado. O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicado ontem no Diário Oficial da União. Durante o tempo em que foi ministro, Marco Aurélio exerceu por 4 vezes a Presidência da República, conforme a ordem sucessória do cargo. Uma de suas ações foi sancionar a lei que criou a TV Justiça, em 2002. Desde então, os julgamentos no plenário passaram a ser transmitidos ao vivo.

Por: JLA Cavacanti e equipe, com informações da AgênciaBrasil

Outras notícias

error: Content is protected !!