RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 9:02



RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 9:02


GIRO DE NOTÍCIAS – Prova de vida sem aglomerações

PORTO VELHO – Beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) podem realizar a prova de vida pelos aplicativos Meu gov.br e Meu INSS, no site, em caixas eletrônicos ou até por procuração. A medida tem o objetivo de evitar aglomerações durante a pandemia. A necessidade de fazer a prova de vida foi retomada neste mês, após interrupção em março do ano passado. Durante o período, os beneficiários não deixaram de receber seus pagamentos.

BENEFICIÁRIOS

- Advertisement -



O novo sistema viabiliza a prova de vida online através de tecnologia de biometria facial, desenvolvida pelo Serpro e pela Dataprev. O procedimento vai facilitar a vida de cerca 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas assistenciais. Para utilizar a funcionalidade, é necessário que o usuário tenha feito a coleta de biometria para o título de eleitor, além de possuir uma conta no gov.br, o portal de serviços de governo.

APLICATIVOS

Os aplicativos Meu Gov.br e Meu INSS estão disponíveis na Google Play e App Store, ou, ainda, nos ambientes web.  Informações no https://meu.inss.gov.br/central/#/login.

VACINAÇÃO

Há algo de muito errado na questão da vacinação do rondoniense, e uma das coisas que chamam a atenção é que, pelo menos até esta sexta-feira órgãos de controle estavam apenas observando. De qualquer forma saiu uma cobrança, diretamente endereçada ao Ministério da Saúde, cobrando mais vacinas para o rondoniense.

A COBRANÇA

Cinco instituições anunciaram na quinta-feira (10) que entraram na Justiça Federal para obrigar o Ministério da Saúde a distribuir imediatamente mais doses de vacinas contra Covid-19 para Rondônia. Os órgãos dizem que o estado está sofrendo discriminação. Assinam o pedido o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e a Defensoria Pública da União (DPU).

ENQUANTO ISSO

Há comentários de que milhares de vacinas estariam estocadas por aqui. Onde está o buraco? Ah! Sim! E onde andam nossos deputados estaduais e vereadores que, pelo visto, estão caladões como se nada vissem ou ouvissem, e por isso, como os macaquinhos, nada falam.

COVID

Os novos casos de covid-19 continuam aumentando, dentro da margem de estabilidade. É o que mostra o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que analisa a Semana Epidemiológica (SE) 22, de 30 de maio a 5 de junho.   O total de novos casos registrados no período marcou aumento de 3% sobre a semana anterior. Na Semana Epidemiológica 22 foram confirmados 435.825 novos casos, contra 424.161 na semana anterior. A média móvel de casos (total no período dividido por sete dias) ficou em 62.261.

NOVOS CASOS

Já as novas mortes tiveram redução de 11%. Na Semana Epidemiológica 22, as autoridades de saúde confirmaram que 11.474 pessoas não resistiram à covid-19, enquanto na semana anterior o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde trouxe 12.849 óbitos. O resultado representa uma continuidade na trajetória de queda na curva de óbitos, após uma estabilização e redução nas semanas anteriores. A média móvel de mortes na SE 20 ficou em 1.639.

Por: JLA Cavalçanti e equipe, com informações da agenciabrasil.ebc.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS