Rondônia, segunda-feira, 25 de outubro de 2021, às 01:04 [email protected] - Telefone 69 9 99475050

segunda-feira 25 outubro 2021

GIRO DE NOTÍCIAS – O tambaqui da Amazônia vai ‘invadir sua praia’

Certificado de vacinação pode ser emitido virtualmente

PORTO VELHO – Quem já tomou as doses da vacina anti-covid, pode solicitar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pelo site ou aplicativo ConecteSUS. O certificado está disponível em português, inglês e espanhol, e traz informações sobre a pessoa vacinada, doses aplicadas e códigos de autenticação. E pode ser impresso ou salvo em formato digital.

ONDE ENCONTRAR

O ConecteSUS para celular está disponível na galeria do Gov.br e nas principais lojas de aplicativos. Pelo site acesse conectesus.saude.gov.br. Para acessar, é preciso ter login cadastrado na plataforma gov.br com o próprio CPF.

TAMBAQUI

E haja tambaqui para o festival que vai acontecer dia 19. O Festival do Tambaqui em Rondônia e no restante do país. Talvez seja desnecessário levar para Manaus porque lá uma grande quantidade consumida ainda é o “tambaqui de rio”, mas a ideia é boa. Afinal, o Colossoma macropomum é de primeira linha de alimento amazônico, e produto de exportação.

SEM ROELO

No entanto, é bom que, pelo menos aqui em Porto Velho, onde muita gente tem origem cabocla, ou, como é modismo, “beradera” não tenham só os “roelos”, como no interior amazônico chamam o tambaqui ainda bem novo, pesando aí uns 1,400 kg, o que é comum ser encontrado nas bancas, e que só tem gosto de ração.

, ATÉ 500

No fim de novembro deverá estar implantado o novo programa do Banco Central, permitindo uso do Pix para sacar (até 500 reais) e arte a dar troco. Mas os 500 só durante o dia e a retirada de dinheiro via pix, à noite, só até 100 reais, mas esses tetos ainda estão dependentes do estabelecimento que vai liberar a grana.

LIMITES

Até oito transações por mês serão gratuitas, mas quem decidirá se vai acontecer ou não é o estabelecimento comercial que vai ganhar de 0,25 aa 0,95 por transação.

HABEMUS CHAMPION

Pois é, temos campeão estadual de futebol: o Porto Velho venceu o Real Ariquemes por 5×3 nas penalidades, e ganhou o campeonato da FFER 2021. Habemus Champion.

FAMILIOCRACIA

Um é prefeito de Jaru e lá, (como em outros locais onde há quem visite Jaru) não se nega elogios ao jovem alcaide jaruense. Outro é chefe da Casa Civil do Governo. Mais um é Superintendente de Desenvolvimento Econômico do Estado. Tem mais algum na fila?

PARAOLIMPÍADAS

O primeiro atleta medalha de ouro no estreante esporte Taekwondo, que nas paraolimpíadas é chamado “Parataekwondo”, é um brasileiro: Nathan Torquato, de 20 anos, da classe K44 (atletas com amputação de braço) até 61kg, se sagrou campeão na manhã desta quinta-feira (2), após a interrupção da final contra o egípcio Mohamed Elzayat.

BRASIL – Com 19 medalhas de ouro além das de prata e bronze, o Brasil fechou o dia ontem em 6º lugar no quadro de medalhas. (F. Comitê Paralímpico Brasileiro)

TERRORISTA

Segundo a PF, foi preso um homem de 22 anos em Londrina (PR), acusado de ligações com extremistas islâmicos, etc. O preso, segundo a PF, “possui extenso histórico de registros criminais, incluindo posse de entorpecente, ação penal pela prática do crime de homicídio qualificado e condenação por posse irregular de arma de fogo e outra por tentativa de roubo”.

E SOLTO

Caramba! Com todo essa extensa “folha corrida” e até “homicídio qualificado”, o cara estava livre, leve e solto. Aliás, como ele, quantos há por aí?

Por: JLA Cavalcanti e equipe, com informações de www.agenciabrasil.ebc.com.br

Outras notícias