RO, Domingo, 28 de abril de 2024, às 8:33



RO, Domingo, 28 de abril de 2024, às 8:33


GIRO DE NOTÍCIAS – Mobilização e Luta contra a Tuberculose

PORTO VELHO – Para mobilizar a população e orientar sobre sintomas e tratamento, o Ministério da Saúde promove desde ontem a Semana de Mobilização e Luta contra a Tuberculose. A doença, conforme o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, “continua sendo um importante problema de saúde pública no Brasil”. O Brasil registrou, no ano passado, 66.819 casos novos de tuberculose, o que representa um coeficiente de incidência de 31,6 casos por 100 mil habitantes. O total mostra uma queda em relação a 2019, quando a incidência atingiu 37,4 casos por 100 mil habitantes. De acordo com o Ministério da Saúde, a queda ocorreu em decorrência da pandemia do novo corona vírus.

Com o resultado, o país continua listado entre os 30 países com alta carga para a tuberculose, sendo considerado Organização Mundial de Saúde (OMS) como prioritário para o controle da doença no mundo. Devido às medidas sanitárias de isolamento social, os pacientes com tuberculose buscaram menos as unidades de saúde para tratamento, com receio de contaminação pela covid-19. 

DESOBEDIÊNCIA CIVIL

- Advertisement -



Em Laranjeiras, município a 30 quilômetros de Aracaju, ao final da missa de domingo passado, foi bem claro em defender a necessidade de “desobediência civil” como forma de se posicionar contra a série de decretos que estão limitando diretos de ir e vir e de trabalhar. Ele fez alguns posicionamentos que bem poderiam ser cobrados por religiosos de todas as denominações. Ele quer saber onde foram gastos 2 milhões de reais que foram para seu município.

E AQUI?

Aqui a expectativa é pelo novo decreto que sai da fábrica localizada no nono andar do CPA, que gera insegurança e causa reclamações.

MAIORIA JOVEM

Numa farmácia na esquina da Jorge Teixeira com a Abunã, ontem à tarde, a maioria dos que estavam na fila, para fazer teste que identifica o portador estar com covid, era formada por jovens. Gente na faixa de 20 a 25 anos. Será quer é efeito de balada ou é precaução para ir às baladas do próximo final de semana?

AVIÃO

A partir de hoje, 25, novas regras estarão em vigor para quem for viajar de avião. E para quem gosta de colocar lenços, bandanas, usar máscara de acrílico ou de plástico, esqueçam. A máscara deve estar ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas. O anúncio foi feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), ampliando o rigor de uso de máscaras nos voos e aeroportos.

SALÁRIOS

O papa Francisco determinou que os cardeais tenham um corte de 10% em seus salários e reduziu o salário de outros clérigos que trabalham no Vaticano para salvar o emprego dos funcionários, uma vez que a pandemia do corona vírus tem afetado a renda da Santa Sé.   O Vaticano disse nesta quarta-feira (24) que Francisco emitiu um decreto incluindo cortes proporcionais a partir de 1º de abril. Um porta-voz afirmou que os funcionários de nível inferior não seriam afetados pelos cortes. Francisco sempre insistiu que não deseja demitir pessoas. Acredita-se que os cardeais que trabalham no Vaticano e lá vivem, ou em Roma, recebem salários de cerca de 4 mil a 5 mil euros por mês, e muitos deles moram em grandes apartamentos com aluguéis bem abaixo dos valores de mercado. (agenciabrasil.ebc.com.br)

ORGÂNICOS

O Ministério da Agricultura, a Portaria nº 52, publicou portaria atualizando o regulamento técnico e as listas de substâncias e práticas permitidas em sistemas orgânicos de produção. Uma das novidades é a incorporação de normas para produção de sementes, mudas e de cogumelos comestíveis na agricultura orgânica. A atualização traz ainda o incremento na caracterização da unidade de produção orgânica, a obrigatoriedade da adoção de medidas de proteção contra contaminação por unidades de produção vizinhas, mudanças nas regras para a produção animal e mel, inclusão de substâncias para uso como dessecantes, prazo mínimo para o período de conversão.

PRÁTICAS AUTORIZADAS

As medidas da portaria atendem às solicitações de produtores e técnicos dando mais segurança ao sistema produtivo, agilidade nas alterações das listas positivas de substâncias e práticas autorizadas.

Por: JLA Cavalcante, com informações da AgênciaBrasil






Outros destaques


+ NOTÍCIAS