Rondônia, domingo, 24 de outubro de 2021, às 23:54 [email protected] - Telefone 69 9 99475050

domingo 24 outubro 2021

GIRO DE NOTÍCIAS – As novidades para a Olimpíada de Paris, em 2024

O calendário do plantio de soja para a safra 2021-2022

PORTO VELHO – O pessoal do agronegócio, ligado à criação de gado para exportação, deve estar respirando um pouco mais aliviado. Os casos da doença “vaca louca”, surgiram em Mato Grosso e Minas Gerais, mas o laboratório internacional que cuida do assunto concluiu não haver perigo de disseminação da doença para o rebanho brasileiro.

SOJA

O Ministério da Agricultura, conforme a portaria 389, publicada no final da semana passada no Diário Oficial da União, estabeleceu os calendários de semeadura de soja referente à safra 2021/2022, que deverão ser seguidos pelos estados produtores em todo o país, medida que visa racionalizar o número de aplicação de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no controle desta praga.

RONDÔNIA

O Estado, conforme a portaria, abrange duas regiões, a 10 que vai de 11 de setembro a 29 de janeiro de 2022 e a 11, de 16 de setembro a 22 de fevereiro de 2022.

RÁDIO

Há 98 anos entrava oficialmente no ar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgard Roquette-Pinto, cientista que participou da Missão Rondon entre 1907 e 1909, a primeira emissora oficial do país. Foi a partir da transmissão que Edgard Roquette-Pinto e um grupo de membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC) foram responsáveis pelo projeto.

RÁDIO MEC

Atualmente a emissora fundada por Roquette Pinto continua funcionando, mas com o nome “Rádio MEC”.

PARIS 2024

Um século depois de sediar os Jogos Olímpicos de Verão, em 1924, Paris se prepara para receber pela terceira vez – além de 1924 recebeu também os Jogos de 1900 – a maior competição desportiva dentro de mais três anos, com muitas novidades na programação, inclusive a estreia de uma modalidade bem ao gosto dos jovens, o breakingdance (dança de rua).

TEM MAIS

Mas as novidades não pararão por aí:

De acordo com as recomendações da Comissão do Programa Olímpico, as principais características do programa de Paris 2024 incluem: Pela primeira vez na história dos Jogos em que haverá igualdade de gênero: 50% de participação masculina e feminina, na sequência da evolução alcançada para Tóquio 2020, que terá 48,8% de participação feminina.

ALÉM DISSO

Haverá mais provas mistas. E pela primeira vez o número de atletas masculinos será igual ao dos femininos.

ENERGIA

O presidente Jair Bolsonaro, editou decreto que permite o Ministério das Minas e Energia (MME) destinar para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recursos de estudos e pesquisas para o planejamento da expansão do sistema energético. Segundo o texto, a EPE poderá alocar como Reserva de Contingência recursos para custear os estudos e pesquisas para o planejamento da expansão do sistema energético.

NOTA DO ENEM

Com milhões de inscrições em todo o território nacional, as provas do Enem serão realizadas dias 21 e 28 de novembro nas versões impressa e digital. Mas as notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

TEMPO

Dois meses e 14 dias separam este 8 de setembro do dia em que os portões das escolas serrão fechados pela primeira vez, dia 21 de novembro, para a primeira prova do Enem. Aviso aos que estão inscritos: o tempo não volta.

Por: JLA Cavalcanti e equipe, com informações de www.agenciabrasil.ebc.com.br

Outras notícias