RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 8:32



RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 8:32


GIRO DE NOTÍCIAS – Aquele gostinho bom do azeite pode ser fake

PORTO VELHO – Atrás apenas do pescado, o azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo. A fraude mais comum é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais. Também são encontrados casos de azeite de oliva refinado vendido como azeite extra virgem. Para evitar a proliferação de casos de fraude de azeites de oliva, o Mapa realiza um plano de fiscalização com ações programadas em média duas vezes ao ano.

O acompanhamento pelos fiscais leva em consideração os níveis de consumo do azeite, a vulnerabilidade de produtos, o histórico de inconformidade das marcas. Técnicos do Ministério da Agricultura dizem que “a fraude sobre o azeite de oliva é muito rentável no mundo todo. Por isso é difícil eliminá-la totalmente do mercado”.

- Advertisement -



DICAS DO AZEITE

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/fiscalizacao-evita-fraudes-em-vendas-de-azeite-de-oliva

SURDOS

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, terça-feira, 3, a lei que define a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente. O texto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para estabelecer como educação bilíngue aquela em que a língua brasileira de sinais (Libras) é considerada primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

APLICAÇÃO

A medida deve ser aplicada em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. A modificação na LDB deve beneficiar estudantes surdos, surdos-cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas que tenham optado pela modalidade bilíngue.

FIES

Acaba amanhã, 6ª feira, o prazo para que os pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) completem seus cadastros. Desde terça-feira foi divulgada a lista dos pré-selecionados, na página do Fies. Mas a colocação do nome do candidato na lista não dá direito ao uso da vaga, devendo o interessado tratar do financiamento, o que está sujeito às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

NÃO-SELECIONADOS

Os candidatos que ficaram fora dessa relação inicial estão automaticamente incluídos em lista de espera, pelo critério de classificação.

HOSPITAL

O Hospital Universitário pode até sair, mas pelo que se sabe, se depender do apoio da bancada federal, ainda vai muito. Há mais de dois meses, a Unir encaminhou documento ao coordenador da bancada rondoniense em Brasília, deputado Lúcio Mosquini, mas nem ainda não recebeu nenhuma resposta do coordenador da bancada.

BICO CALADO 

Há mais de duas semanas o expressaoropndonia.com.br solicitou através do e-mail do gabinete do deputado Lúcio Mosquini alguma informação e o silêncio tem sido a resposta. Depois reclamam quando se critica.

E NÓS?

O DNITT anunciou que s obras do Contorno Rodoviário Norte, o Rodoanel de Cuiabá, devem começam a ser executadas ainda neste ano. Com a assinatura da ordem de serviço para a implantação de 21,5 quilômetros desde o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até a entrada da Chapada dos Guimarães, estão assegurados R$ 204 milhões para a etapa 1 do empreendimento. Pois é. Trabalho da bancada matogrossense, já por aqui está faltando ação da bancada federal

Por: JLA Cavalcanti e equipe, com informações da AgênciaBrasil






Outros destaques


+ NOTÍCIAS