PORTO VELHO – A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Getúlio Vargas está de casa nova este ano e vai funcionar nas instalações do colégio dom Bosco, que durante quase cinquenta anos formando gerações, encerrou suas atividades há dois e estava com a estrutura ociosa.

Mas a diretoria da escola e a secretaria estadual de Educação se negam a repassar informações de interesse público quanto ao início das matrículas e os critérios para quem deseja estudar no Getúlio Vargas, que desde o ano passado passou a ser escola cívico militar.

Moradores do entorno do antigo Dom Bosco, instalado na esquina das ruas Almirante Barroso com Tenreiro Aranha, no bairro Santa Bárbara, centro da capital, estão exultantes com a possibilidade do funcionamento da nova escola, que contribuirá para revitalizar a região.

A reportagem do www.expressaorondonia.com.br tentou contato com a direção da escola para saber detalhes com início das matrículas para os alunos moradores do entorno da escola, mas a diretoria se negou a prestar informações e mandou o repórter procurar a assessoria de imprensa da secretaria estadual de Educação (Seduc).

 

A assessoria da de imprensa (?) da Seduc se limitou a dizer, laconicamente, que todas as informações sobre a nova escola serão noticiadas nos canais oficiais da Secretaria.

É o modelo arrogante que lidar com a imprensa tradicional, que procura levar informações às pessoas, independentes dos canais oficiais na internet.

O expressaorondonia acessou então a página oficial da Seduc para encontrar informações a respeito do início do ano letivo de 2023, mas não uma única citação a este assunto.

Nem mesmo a intermediação da superintendência de Comunicação do Governo convence a Secretaria de Educação a liberar as informações que foram solicitadas por volta das 13h diretamente à assessoria de imprensa da Seduc.

Um pedaço das informações solicitadas pelo site foi repassado durante a madrugada, em um esforço pessoal da superintendente de Comunicação do Governo, Rosângela Silva.

Ainda na tentativa de levar informações a população, a reportagem do expressaorondonia esteve na manhã desta terça-feira no colégio Dom Bosco e com seguiu falar com o secretário da escola Getúlio Vargas, Eduardo Souza, que, diferentemente da direção da escola e da assessoria da Seduc, em dois minutos prestou todas as informações que a reportagem buscava.

De cordo com Eduardo Saitre Souza, no momento estão sendo feitas as rematrículas. A partir do próximo dia 18, começam as matrículas para alunos que estão em outras escolas, mas que a família decidiu matricular em uma escola militar.

Veja a documentação necessária para fazer a matrícula na escola Getúlio  Vargas

  • Original da declaração de transferência (ou Histórico Escolar);
  • 01 (uma) cópia da RG e CPF do aluno ( caso não tenha RG, cópia da Certidão de Nascimento);
  • 01 (uma) cópia do Comprovante de Residência;
  • 02 (duas) fotos 3×4 (recentes);
  • 01 (uma) cópia do RG e CPF dos responsáveis.
  • 01 (uma) cópia do Cartão do SUS;
  • 01 ( uma) cópia do Cartão Bolsa Familia e NIS do aluno

A escola Getúlio Vargas é uma das mais tradicionais de Porto Velho, funcionando na rua Prudente de Morais com Raimundo Cantuária, no bairro Areal Centro. Ela foi sendo deteriorada com o passar do tempo e com a ausência de correta manutenção até chegar ao ponto de ser interditada.

Após a interdição, a Getúlio Vargas vinha funcionando no modelo on line.

Agora, o governo do Estado celebrou contrato de um ano com os administradores salesianos e passa a utilizar a estrutura legada pelo colégio Dom Bosco.

Carlos Araújo, para o www.expressaorondonia.com.br

Deixe uma resposta