RO, Quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 9:36






Fujimori será libertado na semana que vem

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori poderá ser libertado da prisão na próxima segunda ou terça-feira, quando os procedimentos judiciais e legais para cumprir uma sentença emitida quinta-feira pelo Tribunal Constitucional (TC) estiverem concluídos, de acordo com seu advogado de defesa, Cesar Nakazaki.

Com isso, o ex-chefe de Estado alcançaria a liberdade depois de ter cumprido 15 dos 25 anos de pena que lhe foram impostos pelos Barrios Altos, La Cantuta e outros casos. esterilização de mulheres, sequestro, corrupção, tortura e chacina

Fontes do TC explicaram ao El Comercio que os magistrados que votaram a favor e contra terão que elaborar seus votos e assinar a sentença. Todo esse processo levaria uma semana ou até 28 de março, calcularam as fontes.

Esta é a segunda vez que ele recebe a liberdade. Em dezembro de 2017, por meio do indulto humanitário hoje restituído, ele deixou a prisão, mas um ano depois teve que retornar à prisão após o Judiciário anular o referido indulto presidencial.

Fujimori foi preso em novembro de 2005, quando chegou ao Chile proveniente de Tóquio, cidade onde se manteve exilado por cinco anos. A detenção foi realizada pela Interpol, devido a denúncias que ele enfrentava por crimes de tortura, assassinato, desaparições e perseguições de opositores durante o seu regime.

Após dois anos de tramitação do processo, o ex-ditador foi extraditado e retornou ao Peru em setembro de 2007.

Em dezembro do mesmo ano, ele recebeu sua primeira condenação, por utilizar a Polícia Nacional peruana em benefício próprio, ao ordenar uma diligência policial na casa do seu antigo assessor Vladimiro Montesinos – ambos eram acusados de corrupção, desvio de verbas e lavagem de dinheiro. Sua pena, desta vez, foi de somente seis anos de prisão.

 


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS