RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 14:14



RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 14:14


Fraternidade e amizade social são temas de reflexão para os católicos durante a quaresma

Arquidiocese de Porto Velho realiza lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2024

PORTO VELHO – O arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, relembrou, durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, na manhã desta quarta-feira de cinzas, 14, os 60 anos da campanha “que sempre trouxe temáticas sociais e desafiadoras para cada um de nós, mas que muitas vezes já ser tornaram até leis e neste ano o tema da CF nos desafia a caminhar juntos e exige a capacidade de diálogo para um processo de reconciliação, solidariedade e esperança”.

Como acontece todos os anos, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 aconteceu em uma sala ampla do prédio da Arquidiocese, em Porto Velho, em comunhão com a Igreja do Brasil e contou com a presença dos presbíteros, religiosos e religiosas, lideranças e a imprensa local.

- Advertisement -



Na mesa de lançamento, o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi; defensor público, Fábio Roberto de Oliveira Santos; o médico Francisco das Chagas Jean Bessa Negreiros, do Hospital de Amor; Veridiana Bastos, diretora da Cáritas Arquidiocesana; e o artista plástico Joesér Alvares da Silva.

A pluralidade de culturas e de povos foi o destaque das falas dos convidados, realçando a importância de cada cristão se dedicar a superar as indiferenças.

Amizade Social

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Amizade social” e tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O seu objetivo geral é contribuir para nos despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social. Esse objetivo nos desafia a superar a cultura da indiferença para com os outros, que nos torna como que portadores do mal da cegueira, da insensibilidade nos proporcionando uma atitude de descaso diante das necessidades alheias.

O tema é inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social – do Papa Francisco – publicada no ano 2020. Num mundo marcado por múltiplas formas de violências, grupos fechados e tendências extremistas (ideológicas, políticas, religiosas), somos chamados a promover a experiência da Amizade aberta que ultrapassa barreiras e promove o diálogo, a solidariedade, a comunhão, a compaixão, a justiça, a paz e a harmonia entre as pessoas.

Fonte: Com informações da assessoria de comunicação da Arquidiocese






Outros destaques


+ NOTÍCIAS