RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 4:36



RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 4:36


Franceses celebram o 14 de julho sem fogos de artifício

A França comemora nesta quinta-feira, 14 de julho, o Dia Nacional, cujo desfile parisiense começou às 10h. O presidente, Emmanuel Macron, fala ao povo francês. Em Paris, cerca de 6.300 pessoas vão desfilar este ano, incluindo quase 5 mil a pé. A mostra vai mobilizar 64 aviões, um drone, 25 helicópteros, 200 cavalos e 181 veículos motorizados.

– No Nord e no Pas-de-Calais também estão previstas muitas festividades, como em Lille, onde tambémcomeça às 10h a tradicional cerimónia militar, presidida pelo prefeito Georges-François Leclerc

– Depois de uma primeira salva de concertos ontem à noite, outros eventos musicais vão acontecer esta noite, assim como muitos fogos de artifício, como no Champ de Mars em Lille, às 23h, na praia de Wissant, à mesma hora, ou às Hénin-Beaumont, às 23h15.

- Advertisement -



FOGOS, FIASCO

A volta do espetáculo de 14 de julho, após dois anos de covid-19, deixa um gosto muito amargo para os moradores que queriam ver os fogos de artifício. Este, que durou apenas cinco minutos, foi completamente esquecido. O prefeito Dominique Legrand pediu desculpas.

No dia seguinte aos fogos de artifício completamente fracassados, o prefeito não decolou. Enquanto algumas pessoas em público o recriminaram por seu silêncio no momento do fiasco, hoje ele se dirige aos moradores: “Eu pessoalmente apresento minhas desculpas a vocês”, deixando de lado as do prestador de serviços que não pode compensar a decepção de “todos aqueles que estiveram presentes” para os pseudo fogos de artifício disparados por volta das 23h, quarta-feira à noite, na área de Vert Bois, e nada à altura.

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO

A liberdade de pensamento é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas (1948) e que é impossível dissociar da liberdade de expressão.

“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular” (artigo 18)

“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras” (artigo 19).

14 de julho foi a data escolhida para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento, uma vez que esta Declaração Universal dos Direitos do Homem se inspirou em outro documento muito mais antigo – Déclaration des Droits de l’homme et du citoyen (Declaração dos Direitos do homem e do cidadão) – que nasceu em França, a partir de uma revolução que começou precisamente no dia 14 de julho de 1789.

Pela seleção de assuntos internacionais: Montezuma Cruz






Outros destaques


+ NOTÍCIAS