RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 0:51



RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 0:51


Fiocruz e Ufac desenvolvem fórmula com bicarbonato de sódio para tratamento precoce contra o covid-19 e tira Acre das piores estatísticas nacionais

RIO BRANCO (AC) – Um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Fiocruz desenvolveu uma fórmula que usa bicarbonato de sódio no tratamento precoce de pacientes com covid-19. Cerca de 300 pessoas já  fizeram o tratamento e os resultados são considerados satisfatórios.

Veja o vídeo com a reportagem da TV Acre, da Rede Amazônica de Televisão (Globo):

O tratamento precoce pode ser utilizado em casos leves, moderados e graves da doença. É o que afirma Carolina Pontes, coordenadora da pesquisa, ao explicar que o estudo foi aprovado na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep).

- Advertisement -



A nova metodologia de tratamento precoce desenvolvida pela Ufac e Fiocruz pode

O tratamento surgiu a partir da análise e testes no laboratório com a participação de uma equipe multidisciplinar. A solução é uma mistura de 3 gramas de bicarbonato com 100 ml de soro. Nos casos leves o tratamento é feito por nebulização. Já nos casos graves, a solução é injetada diretamente no pulmão do paciente e depois sugada. De acordo com a pesquisadora, a solução vai alcalinizar o sistema respiratório, diminuir o edema e fluidificar a secreção, faz a dilatação dos pulmões e melhora a saturação.

O médico João Rodrigues, que aos 32 anos ficou entre a vida e a morte, ao ter 80 por cento dos pulmões comprometidos pela covid-19. No período de oito dias de internação teve sintomas graves da doença. João conseguiu, se recuperar com o tratamento com bicarbonato de sódio. “Passei por momentos difíceis e agora é só gratidão, primeiramente a Deus, a equipe, ao pessoal da pesquisa e o tratamento”, disse.

A enfermeira Edna Lopes, chefe da UTI do Pronto Socorro de Rio Branco, Acre, garante que as altas médicas depois do tratamento com bicarbonato de sódio aumentaram consideravelmente. A recuperação tem sido mais rápida e eficaz, inclusive ocasionando a diminuição de óbitos.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, comentou que a pesquisa e seus resultados positivos corroboram para o combate ao covid-19.

*atualizada às 17h04

Com informações da TV Acre






Outros destaques


+ NOTÍCIAS