RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 4:04






Fim dos lixões até dezembro. Não custa sonhar de novo.

ROLIM DE MOURA Reunidos nesta cidade, técnicos e gestores de 11 prefeituras de municípios da Zona da Mata rondoniense e BR-429 trocaram experiências e  aprendizados no Curso Prático de Elaboração de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas para áreas de lixões municipais desativados.
Em pauta, o fortalecimento da gestão ambiental municipal, torna-se cada vez mais inadiável. No país, a política nacional de resíduos sólidos está atrasada há décadas, também por falta de envolvimento definitivo das prefeituras, sempre desafiadas a iniciar seus projetos.
O curso foi realizado no Núcleo de Inovação em Restauração de Ecossistemas na Amazônia da Ecoporé, onde funciona o Projeto Viveiro Cidadão, patrocinado pela Petrobras.
Comprometimento com o meio ambiente facilita ações municipais na Zona da Mata

Aline dos Santos Betiolo, engenheira ambiental da Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste, acredita em avanço. Esse município tem uma população estimada de 20 mil habitantes.“Foi muito importante contar com esse conhecimento da Ecoporé e trazer esse olhar florestal para o projeto”, ela comentou.

“O enfrentamento ao problema, a experiência de cada um, levou a gente a debater o que vem dando certo, ou não, em cumprimento à legislação”, ela disse.

Os participantes do curso sentiram a possibilidade de interagir melhor, contribuir e aprender. Unidas, as prefeituras pretendem melhorar a gestão ambiental, mesmo ainda dispondo de poucos técnicos para atender cada secretaria. “A partir a união de esforços e de experiências, a capacidade técnica se expandirá”, avalia Marcelo Ferronato, coordenador do projeto Viveiro Cidadão.

FIM DOS LIXÕES

Até  ano passado, 14 municípios projetaram pôr fim aos seus lixões até o final de 2022, dispondo de reursos do Programa Nacional Zero Lixão, do Ministério do Meio Ambiente. São essas áreas que, posteriormente, devem ser recuperadas.

Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Alvorada do Oeste Adam Alcântara, a Ecoporé é uma referência na Zona da Mata e a experiência acumulada pelos trabalhos realizados ao longo dos anos ajuda os municípios neste processo de adequação. “Nós temos muitos desafios e buscamos esse conhecimento entendendo que é necessário compilar os conhecimentos aplicados, os desafios passados, pra obtermos reultados exitosos”, ele disse.

Adam enfatizou a importância da parceria entre a instituição, seus projetos e as prefeituras. “Assim, poderemos construir um meio ambiente saudável e agradável para nos todos e as futuras gerações”.

Participaram as prefeituras de São Felipe do Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia D’Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Alvorada do Oeste, Chupinguaia, Santa Luzia d’Oeste, Seringueiras e Parecis.

EXPRESSÃO RONDÔNIA
Com Assessoria da Ecoporé


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.





+ Notícias



+ NOTÍCIAS