RO, Quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 12:18






Festival PalhAçaí chega à sua 3ª edição com programação gratuita em Porto Velho

PORTO VELHO — De 15 de maio a 1º de junho de 2025, acontecerá a 3ª edição do Festival PalhAçaí, único festival em Rondônia dedicado exclusivamente às artes circenses. Realizado pelo Teatro Ruante, o evento reúne artistas e grupos da região Norte e de diversas partes do Brasil, celebrando a diversidade e a potência da linguagem circense.

Com sete dias de duração, o festival contará com apresentações gratuitas em escolas públicas de Porto Velho, oficinas formativas e espetáculos em praça pública, abertos à toda comunidade. As apresentações em praça pública contarão com intérpretes de Libras, assegurando acessibilidade e inclusão para o público da comunidade surda.

Para Selma Pavanelli, idealizadora do projeto e integrante do Teatro Ruante, “o festival é uma oportunidade ímpar para impulsionar e consolidar as artes circenses em Rondônia, ao mesmo tempo em que celebra a cultura local, amplia o acesso a linguagem circense. O Festival PalhAçaí não é apenas um evento, mas um movimento de fortalecimento da arte circense, com um impacto que se reflete diretamente na formação de novos públicos e na valorização da nossa identidade cultural”, resume a artista.

Desse modo, o Festival PalhAçaí visa promover a inclusão cultural, democratizar o acesso às artes circenses e fortalecer a cena artística local, integrando e valorizando as diferentes manifestações circenses em um evento aberto, gratuito e acessível para toda a comunidade.

O Festival é um Projeto contemplado no Edital nº 10/2024/SEJUCEL – SIEC –
LPG – Fomento Para Produção de Artes Integradas Rondoniense.

PROGRAMAÇÃO
– Apresentações em escolas públicas
Dia: 15/05/25
Horário:16h
Local: EMEIEF Ermelindo Monteiro Brasil

Dia:16/05/25
Horário: 16h
Local: EMEIEF Bom Princípio
– Vivência Circo na Praça

Dias: 24 e 25/05/25
Horário: 19:00 às 21:00
Local: Praça Pequeno Vitor Emanuel
Endereço: R. Carlos Augusto Mendonça, 1699-1761 – São João Bosco.
– Apresentações em Praça pública
Dias: 30/05 a 01/06
Horário: 19:00 às 21:00
Local: Praça Pequeno Vitor Emanuel
Endereço: R. Carlos Augusto Mendonça, 1699-1761 – São João Bosco.

SOBRE OS ESPETÁCULOS E GRUPOS

15 e 16/05/25

Espetáculo: QUE PALHAÇADA É ESSA AQUI? – Teatro Ruante/RO

Sinopse: Espetáculo de variedades circenses, criado a partir de esquetes tradicionais de palhaços, que mistura números circenses, como malabares, gags, improviso, números musicais e muita interação com o público.

Ficha técnica:

Adailtom Alves – Palhaço Magrila
Selma Pavanelli – Palhaça Tinnimm
Roteiro: Adailtom Alves
Produção e figurino: Selma Pavanelli
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre
Crédito foto: Arquivo Ruante

Sobre o grupo: Teatro Ruante, situado na cidade de Porto Velho desde 2015, vem contribuindo e divulgando a produção teatral e circense do Norte, por meio de suas montagens cênicas e outras ações artísticas como suas temporadas, oficinas circenses e de palhaçaria, Mostra de Repertório e o Festival PalhAçaí.

30/05/25 Espetáculo: O PINTOR – Barracão Teatro/SP

Sinopse: O espetáculo mostra as atrapalhações e os desajustes de um palhaço prestativo na empenhada tarefa de pintar uma bandeira. Mas nem tudo é como parece e o simples se revela mais complicado e perigoso do que um duelo a mão armada. O palhaço Zabobrim, deve seguir um modelo de que não gosta. Este é o seu conflito. Um palhaço e sua missão, a bandeira e o público. Aí está a moldura para pintar o sete!

Ficha técnica:

Direção, criação e concepção: Esio
Magalhães.
Palhaço Zabobrim: Esio Magalhães
Produção Executiva: Luzia Ainhoren
Operação de Som: Luzia Ainhoren
Realização: Barracão Teatro
Classificação Indicativa: Livre (Não é
um espetáculo infantil)
Gênero: Comédia
Duração: 60 minutos

Sobre o grupo: Formou-se em 1998 como espaço de investigação e criação cênica, por Esio Magalhães e Tiche Vianna. Dedica-se à pesquisa da linguagem da máscara, do palhaço, da commedia dell’arte, da improvisação e da atuação como veículo da expressão teatral.

Espetáculo: CABARÉ RUANTEUM SHOW DE PALHAÇADA – Teatro Ruante/RO
Sinopse: Tinnimm e Tuminga, duas palhaças atrapalhadas, chegam para vender pipocas antes do espetáculo começar, curiosas com o que veem, entram em cena criando diversas confusões enquanto os artistas não chegam. O espetáculo foi estruturado a partir de entradas e reprises cômicas tradicionais da arte da palhaçaria, porém com o jeito palhaça de ser.

Ficha técnica:
Jamile Soares – Palhaça Tuminga
Selma Pavanelli – Palhaça Tinnimm
Direção, roteiro e figurino – Selma Pavanelli
Operação de som e produção local – Stephanie Matos
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Crédito foto: Laissa Pereira

Sobre o grupo: Teatro Ruante, situado na cidade de Porto Velho/RO desde 2015, vem contribuindo e divulgando a produção teatral e circense do Norte, por meio de suas montagens cênicas e outras ações artísticas como suas temporadas, oficinas circenses e de palhaçaria, Mostra de Repertório e o Festival PalhAçaí.

31/05/25 Espetáculo: IMUNDO DE SOFIA – Cidade Flutuante/AM

Sinopse: Sofia é uma faxineira palhaça que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado e que a coloca, muitas vezes, numa situação de invisibilidade. Acompanhamos a jornada de trabalho e devaneios dessa figura em um mundo permeado pelo que é cotidiano a essa classe. Um olhar leve e divertido sobre um universo muitas vezes ignorado

Ficha técnica:
Criação: Ana Oliveira e Ricardo Puccetti
Direção: Ricardo Puccetti
Elenco e Produção: Ana Oliveira
Participação Especial: Voz Patroa – Denise Bruno
Apoio Técnico: Karine Magalhães e Jean Palladino
Iluminação: Jeyder Eleutério
Figurino: Dione Maciel
Design Gráfico: Ana Oliveira
Duração: 60 min
Classificação: livre

Sobre a artista: Ana Oliveira é palhaça e produtora cultural em Manaus (AM). Especialista em Gestão e Produção Cultural e bacharel em Teatro com habilitação em atuação e direção pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É a idealizadora de projetos artísticos, como o Roda na Praça e Palhaçaria Navegante. Ela aprofunda sua pesquisa em palhaçaria feminina desde 2014, com seu solo Ella.

Espetáculo: QUE PALHAÇADA É ESSA? – O Imaginário/RO

Sinopse: Que Palhaçada é Essa? é um espetáculo de comicidade onde duas palhaças e dois palhaços fazem uma viagem pela imaginação, com cenas carregadas de improvisação. São números cômicos onde mostram suas origens, suas histórias de vida, suas habilidades e a formas lúdicas/cômicas de cada um e vai se revelando num jogo plateia-picadeiro. É um espetáculo sem fala. Palhaça/os emitem som, mas não palavras.

Ficha técnica:

Palhaças/os: Barina: Flávia Diniz; Barilonga: Amanara Brandão; Joaquim: Chicão Santos e Gerebaldo: Edmar Leite.
Operador de som: Zaine Diniz
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Sobre o grupo: O Imaginário é um coletivo que busca em suas ações discutir o público, o teatro e a cidade. Busca em seus projetos as dimensões da cidadania, do simbólico e do social. Luta sempre por uma biopolítica para as artes. 20 anos mudando a cena.

Espetáculo: CIRCO DO SÓ EU – Barracão Teatro/SP

Sinopse: O majestoso Circo do Só Eu, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade até que recebe outra proposta muito mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo. Zabobrim, o palhaço, vem até vocês para tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, acrobacia e muito mais!!!

Ficha técnica:
Concepção, Criação e Direção: Esio Magalhães / palhaço Zabobrim
Produção: Barracão Teatro

Sobre o grupo: Formou-se em 1998 como espaço de investigação e criação cênica, por Esio Magalhães e Tiche Vianna. Dedica-se à pesquisa da linguagem da máscara, do palhaço, da commedia dell’arte, da improvisação e da atuação como veículo da expressão teatral.

Espetáculo: ENSAIO GERAL – Klindson Cruz/RO/AM

Sinopse: Às vésperas de sua estreia, o palhaço Pingo realiza um ensaio geral com toda sua equipe, mas sente a ausência de sua diretora que ainda não havia chegado. Pingo decide fazer o ensaio assim mesmo e embarca no universo de um barquinho que aprendeu a velejar sem direção.

Ficha técnica:
Klindson Cruz – Pingo
Jean Paladino – diretor
Robson Andrei – Sonoplasta
Edmar Leite – operador de som
Concepção de adereços, cenografia e
figurino – Klindson Cruz
Cenotécnico – Ismael Barreto
Costureira – Mara Pacheco
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Sobre o artista: Klindson Cruz é Manauara, palhaço, artistas, graduado em teatro pela Universidade do Estado do Amazonas, mestre em artes cênicas pela Universidade Federal do Acre, pesquisa a linguagem da palhaçaria desde 2016. Atualmente é professor substituto na Universidade Federal de Rondônia (Unir).

EQUIPE DE ACESSIBILIDADE

Danilo Ramos, Professor, Mestre em Letras, Especialista em Libras e graduado
em Letras e Pedagogia. Tem o Prolibras e especialização em Tradução e
Interpretação. Atua como Tradutor Intérprete Surdo na DPE e Unir.

João Vitor Lemos Aguiar ou simplesmente Victor Kopashi, é professor de Libras na Universidade Federal de Rondônia e atua como tradutor e intérprete há 8 anos, atua em projetos artísticos desde a pandemia e grava vídeos de música em libras para o Instagram.

Indira Simionatto Stedile Assis Moura, doutoranda em Linguística (Unemat) e mestra em Letras (Unir). É professora na Unir, ex-presidente da ASPVH-RO, líder do movimento surdo de Rondônia e coordenadora do GT-LIS na Década Internacional das Línguas Indígenas. Atua com foco na valorização da Libras, da cultura surda, das Línguas Indígenas de Sinais (Lis) e da cultura indígena surda.

Thaissa Silva – Licenciada em Pedagogia e graduanda em Teatro pela Unir, onde também é mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Com experiência em pesquisa, monitoria e extensão, atuou na produção da 1ª Mostra Interdisciplinar Artística da Unir(Miau) em 2024 e como Coordenadora da equipe de acessibilidade na Mostra Gritos do Cotidiano (Teatro Ruante) em 2025.

INTERPRETE EM LIBRAS

Talita Barbosa do Carmo, 29 anos de idade, uma profissional em ascensão na
área da saúde e educação. Atualmente, cursa Fonoaudiologia e busca aprimorar suas habilidades para ajudar pessoas com necessidades comunicativas. Camile de Oliveira – Formada em RH, Especialização em Tradução e Interpretação em Libras e graduanda em Letras-Libras. Atua há mais 7 anos como Intérprete de Libras.

EQUIPE TÉCNICA DO FESTIVAL PALHAÇAÍ – 3ª EDIÇÃO
Selma Pavanelli
Coordenação do Projeto
Stephanie Matos e Adailtom Alves
Produção Geral
Maycon Douglas
Designer Gráfico
Eliane Viana Araújo
Assessoria de Imprensa
Lucas Muniz, Adrieli Lara
Produção local
EQUIPE DE ACESSIBILIDADE
Monitores
Danilo Ramos da Rocha
Indira Simionatto Stedile Assis Moura
Vitor Kopashi
Thaissa Silva
Intérpretes em libras
Camile de Oliveira
Talita Barbosa
Grupos e artistas participantes
Teatro Ruante/RO
Espetáculos: Cabaré – Um show de Palhaçada e Que palhaçada é essa aqui?
Barracão Teatro/SP
Espetáculos: O Pintor e Circo do Só Eu
O Imaginário/RO
Espetáculo: Que palhaçada é essa?

Klindson Cruz/RO
Espetáculo: Ensaio Geral

Ana Oliveira/AM
Espetáculo: (I)mundo de Sofia

Realização: Teatro Ruante
REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/teatroruante/
Youtube: https://www.youtube.com/@teATroRUAnte
Blog: https://ruanteteatro.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/TeatroRuante/
Contato Email: [email protected]

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS