RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 13:37



RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 13:37


Festival Cultural de Nazaré acontece neste final de semana em Porto Velho

Celebração é realizada tradicionalmente no Baixo Madeira, em Porto Velho. Apresentações devem acontecer no dia 28 e 29 de julho

Festival de Nazaré é realizado no final de semana em distrito de Porto Velho | Foto: Governo de RO

O Festival Cultural de Nazaré acontece nos dias 28 e 29 de julho, em Nazaré, distrito de Porto Velho, localizado na região do Baixo Madeira.

O evento se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Rondônia e transmite a alegria e a simplicidade dos povos que vivem à beira do rio. A celebração cultural gratuita reúne dança, culinária e as vivências ribeirinhas da região.

A dança do seringandô, a quadrilha tradicional, o carimbó e o boi curumim são algumas das apresentações tradicionais do festejo. Este ano, a organização estima que cerca de 4 mil pessoas participem da celebração.

- Advertisement -



Como participar do festejo?

Distrito de Nazaré em Porto Velho | Foto: R. Machado/ Governo de Rondônia

O Festival é gratuito e aberto para todos os públicos. A organização do evento é realizada pela Onda Agency e pelo Instituto Minhas Raízes. A celebração conta ainda com a ajuda de Instituições Públicas e da comunidade do distrito.

A organização disponibiliza pacotes de viagem limitados, que incluem passagens de ida e volta de barco, hospedagem, alimentação e passeios ecológicos. Para mais informações: (69) 99971-0510.

A comunidade fica localizada a 120 km de Porto Velho e tem o rio Madeira como único acesso.

Pousada da Selva no Distrito de Nazaré | Foto: Felipe Nascimento

A viagem até o distrito leva em média seis horas de barco, podendo ser reduzida para três horas caso o viajante decida ir de ‘voadeira’, uma canoa motorizada. A volta é mais demorada, podendo durar até 10 horas a viagem de barco e na voadeira, o tempo reduz para 4h30.

Paisagens incríveis podem ser observadas, como a floresta e as águas do rio que contornam a região do Baixo Madeira. Casas de madeira, coloridas e simples, são cartões postais da cultura ribeirinha.

Dentro da comunidade não existem carros, por ser uma região pequena e de difícil acesso, as pessoas se locomovem a pé.

Fonte: G1 RO





Outros destaques


+ NOTÍCIAS