RO, Segunda-feira, 28 de abril de 2025, às 10:16






Festa roleta-russa com pessoas em quarentena, interrompida 2 vezes pela polícia, pode espalhar o vírus para outras 400 pessoas

PORTO VELHO – Um grupo de irresponsáveis que não estão nem aí para a sua própria vida e muito menos com a vida dos outros realizou uma festa roleta russa em pleno centro de Porto Velho, no último sábado, contrariando as orientações de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus. A festa aconteceu em uma casa na Rua Almirante Barroso e, por causa disso, na tarde desta segunda-feira servidores da Agência de Vigilância em Saúde do Município, fizeram um trabalho de casa em casa nas proximidades do colégio Dom Bosco, avisando aos moradores de que há um caso confirmado no quarteirão e repassando informações importantes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) confirmou nesta segunda-feira,13, que policiais e autoridades sanitárias precisaram interromper uma festa realizada em Porto Velho no último sábado, 11. Entre os convidados estavam pacientes que descumpriam a ordem de quarentena por contágio com o novo coronavírus.

Foram necessárias duas intervenções da polícia para acabar com a aglomeração, que só teria terminado no domingo, 12. O Ministério Público revelou que a Promotoria da Saúde apura o caso, mas não repassou mais informações, pois trata-se de dados “sigilosos de pacientes”.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou que também acompanha e investiga a realização da festa, que reuniu cerca de 30 pessoas. De acordo com a pasta, havia pessoas que testaram positivo para a doença, entre elas três diagnósticos de Ariquemes, no Vale do Jamari, e um de Porto Velho.

A Sesau também confirmou que alguns participantes da festa fizeram exame para detecção do coronavírus Sars-Cov2.

Em nota, a secretaria disse que não foi possível fechar um novo informativo de casos atualizados nesta segunda, pois há necessidade de confirmação dos pacientes com suspeita de contágio que estiveram no evento particular.

“Os casos foram notificados na plataforma E-Sus VE pelo Cievs de Porto Velho, mas ainda aguardam o lançamento de confirmação oficial da diretoria da Vigilância em Saúde da capital. O boletim será divulgado assim que todos os casos desta segunda-feira estejam confirmados, tanto em relação ao critério clínico epidemiológico como laboratorial”, diz a pasta no texto.

A festa interrompida contraria as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois ressalta que o isolamento social é a principal medida para conter a disseminação da doença.


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS