RO, Terça-feira, 29 de abril de 2025, às 7:07







FAPERO encerra 19ª SNCT nas escolas de PVH e reforça a popularização da ciência com os alunos da educação básica.

PORTO VELHO – A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa, encerrou as visitas às escolas estaduais localizadas em Porto Velho para disseminar e instigar a pesquisa nos estudantes do ensino médio e também do nono ano do ensino fundamental.

O objetivo do Programa desenvolvido pelos pesquisadores que estão bolsistas na FAPERO é o de levar a ciência e tecnologia, seus avanços e contribuições para o futuro, por meio de atividades lúdicas e inovadoras. A 19ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia ocorreu entre 19 e 23 de outubro de 2022 e trouxe para o debate a valorização dos eventos científicos-culturais e a popularização da ciência desde a fase escolar. O tema deste ano foi o Bicentenário da Independência do Brasil.

O intuito do Programa é mostrar que a ciência produzida pelos cientistas está presente no cotidiano de cada um, além de demonstrar que a possibilidade de aquele aluno se tornar um pesquisador não é remota.

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa de grande relevância, que envolve um compromisso da FAPERO por meio do Departamento de Apoio à Pesquisa e de Formação em Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia sob coordenação do Dr. Andreimar Soares e os respectivos bolsistas que atuam na pesquisa acadêmica de relevância para o Estado de Rondônia. São mestres, doutores e pós-doutores que levam os conhecimentos básicos da pesquisa por meio da investigação científica com palestras e amostras da ciência no cotidiano.

A FAPERO tem grande preocupação pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação básica em Rondônia. Nada é mais valioso que a educação e a aprendizagem de nossas crianças. Com esse evento, a FAPERO mostra a força da área de ciências humanas e sociais para o Brasil, em um tópico tão importante que é reafirmar a pesquisa acadêmica, balizando todas as metodologias e inovações para o desenvolvimento dos alunos que serão o motor do Brasil nos próximos anos. O motor impulsionador para futuros pesquisadores cientistas em diversas áreas do conhecimento.

O Programa foi desenvolvido nas escolas estaduais localizadas em Porto Velho, sendo elas Eloisa Bentes, Ulisses Guimarães, Eduardo Lima, Flora Calheiros e Estudo e Trabalho.

 




+ NOTÍCIAS


Política & Murupi — A crise voltou de Roma

1.1-A crise voltou de Roma Sem as bênçãos do falecido, a “Trupe Lulex do Triplex” formatada para a ocasião com os 5 da foto acima...

Ações lúdicas levam cidadania e educação de trânsito a Palmares d’Oeste

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) participou, no sábado (26), de mais uma edição do programa Rondônia Cidadã, levando cidadania e educação de trânsito...

+Notícias