RO, Quinta-feira, 12 de junho de 2025, às 22:54






RO, Quinta-feira, 12 de junho de 2025, às 22:54

Ex-prefeito José Guedes deixa o PSDB, que ajudou a criar nacionalmente; mas continua na política

"O futuro que se desenha para PSDB de Rondônia está longe do que desejo para nosso Estado e como os partidos são feitos de pessoas, me unirei com pessoas com as quais eu tenha maior afinidade política”

PORTO VELHO – Ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal constituinte, José Guedes anunciou oficialmente sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda da qual foi um dos fundadores em nível nacional, estadual e municipal.

Guedes, que foi o primeiro presidente estadual do PSDB em Rondônia, também fez história como o primeiro prefeito eleito pela sigla em Porto Velho, em 1992 – também o Prefeito mais novo da história de Porto Velho, e o primeiro candidato a governador do partido no estado, em 1990. À época, liderou a votação na capital.

“Chegou a hora de sair. Minha referência política sempre foi Mário Covas, um político honesto e trabalhador”, declarou Guedes, ao justificar sua decisão.

Guedes relembra com emoção a relação próxima que manteve com Mário Covas, primeiro presidente nacional do PSDB e figura emblemática da política brasileira.

“Mesmo sendo governador de São Paulo, ele me ligou duas vezes e, após o final de meu mandato de deputado federal, em parceria com o então senador José Richa, ex-governador do Paraná, quitou um saldo devedor de passagens aéreas que eu tinha deixado, porque meu último salário ficou retido pelo Plano Collor” e “recebi dele um cartão postal que guardo com carinho, que ele me enviou quando eu era feirante.”

Covas esteve em Porto Velho em duas ocasiões: uma durante sua campanha à Presidência da República e outra em apoio à candidatura de Guedes à Prefeitura da capital.

Apesar da saída, Guedes ressalta o orgulho de ter feito parte do PSDB em seus tempos mais relevantes, mencionando marcos históricos da sigla: Criação do Plano Real, que estabilizou a moeda brasileira; Implantação dos remédios genéricos; Privatização da telefonia, com expansão do acesso; Instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal; Recusa a barganhas por concessões de rádio e TV na Constituinte.

O ex-deputado federal, José Guedes finaliza: “em 2022, o partido negou legenda para minha postulação ao Governo de Rondônia e ainda queimou sua própria candidatura à Presidência da República. O futuro que se desenha para PSDB de Rondônia está longe do que desejo para nosso Estado e como os partidos são feitos de pessoas, me unirei com pessoas com as quais eu tenha maior afinidade política”.

Reportagem por Lindalva Guedes

Banner Social - Expressão RO

spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS