RO, Terça-feira, 30 de abril de 2024, às 11:48



RO, Terça-feira, 30 de abril de 2024, às 11:48


ESCÂNDALO – Alex Redano acusado de reeditar esquema “gafanhotos” na Câmara de Ariquemes ao usar cidadão para receber dinheiro indevidamente

Procurado pelo denunciante, o vereador É o Fera, que também se apresenta como “fiscal do povo”, descobriu a ficha funcional do suposto ex-servidor e constatou também que o autor do pedido para nomeação tinha sido o vereador Alex Redano e que ele mesmo assinava o recebimento dos cheques

ARIQUEMES (RO) – O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos) é do tipo matreiro, que vai tentando agradar a todos e, como diz o mineiro, vai comendo pelas beiradas. Com quase 15 anos na política, tem cara de bom moço, mas vaio deixando suas pegadas por onde passa. agora, está sendo acusado, com provas documentais, por um com batente vereador de sua cidade de ter forjado a contratação de um trabalhador em seu gabinete quando foi vereador em Ariquemes. a  reportagem deste www.expressaaorondonia.com.br, tentou falar com o deputado ou sua assessoria durante toda a terça-feira, mas eles não respondem as mensagens no whatsapp.

A descoberta da maracutaia se deu meio que por acaso, quando um trabalhador  pediu para fazer uma pesquisa nas anotações de uma carteira de trabalho digital e revelou o que pode vir a ser a ponta de novelo de um grande esquema de corrupção envolvendo o agora  deputado estadual Alex Redano (Republicanos), nos moldes que lembram o “esquema dos gafanhotos”, ocorrido no início dos anos 2000, em Roraima, cuja investigação levou até o ex-governador Neudo Campos para a cadeia.

- Advertisement -



 

Na Assembleia Legislativa de Rondônia já aconteceu caso semelhante e até hoje há ex-deputados respondendo na Justiça pelos crimes que cometeram.

Será que o lhano Alex Redano vai passar incólume?

Segundo a denúncia mostrada pelo vereador Rafael É o Fera (Podemos) e protocolada no Ministério Público Estadual, um cidadão procurou-o para relatar que teve o nome e documentos usados pelo então vereador Alex Redano, em 2008, para fazer uma nomeação a um cargo comissionado, sem que ele tivesse conhecimento.

O cidadão que fez a denúncia, um taxista de nome José Neles Moura Pires da Silva, disse que pediu à sua esposa que fizesse um levantamento de suas anotações em sua carteira de trabalho digital quando, para sua surpresa, descobriu que havia sido servidor da Câmara Municipal de Ariquemes em 2008, embora garanta que jamais recebeu qualquer valor da casa legislativa.

Procurado pelo denunciante, o vereador ‘É o Fera’, que também se apresenta como “fiscal do povo”, descobriu a ficha funcional do suposto ex-servidor e constatou também que o autor do pedido para nomeação de José Moura Gomes tinha sido o vereador Alex Redano, ao então presidente da Câmara, Adair Moulaz. Também verificou que o próprio Redano assinava o recebimento dos cheques.

Além do vereador, o taxista procurou também a Polícia Civil para registar ocorrência. Em depoimento ao delegado Ricardo Souza Rodrigues, admitiu que trabalhou na campanha de Redano para vereador, mas que nunca recebeu qualquer valor da Câmara Municipal, assim como jamais soube que tinha sido nomeado assessor.

Veja o vídeo do vereador após protocolar a denúncia na Promotoria de Ariquemes:

Em função do escândalo, o vereador Rafael disse que tanto a polícia quanto o Ministério Público devem aprofundar as investigações. “Se na época que era simples vereador fazia isso, imagina depois que foi presidente da Assembleia Legislativa, administrando um orçamento na casa dos R$ 300 milhões, o que pode ter acontecido?”, questiona.

A reportagem do expressaorondonia vai continuar aguardando o posicionamento do deputado Alex Redano, já que não foi possível ouvi-lo no curso da apuração desta reportagem.

www.expressaorondonia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS