RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 4:58



RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 4:58


Energisa contempla 900 famílias com Programa Mais Luz para a Amazônia

Na comunidade de Ressaca, às margens do Rio Madeira, distante cerca de duas horas de barco de Porto Velho, vivem mais de 20 famílias que trabalham a maior parte do tempo com plantio de frutas e pesca. Em 2022, elas foram atendidas pelo Programa Mais Luz para a Amazônia (MLPA) que promove acesso à energia elétrica para a população localizada nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal.

O programa, que foi criado pelo Governo Federal e o Ministério de Minas e Energia, é executado pela Energisa e tem feito lamparinas e os barulhentos geradores de energia virarem coisa do passado, graças à instalação de placas solares que fornecem eletricidade de forma contínua e sustentável. No último ano, em Rondônia, cerca de 900 famílias foram beneficiadas com os equipamentos.

Lucas Bezerra é um dos contemplados. Ele mora na comunidade com a esposa e quatro filhos e tem um mercadinho. Para ele, após a chegada do MLPA “a vida melhorou 100% e ajudou, inclusive, na comercialização de itens como bebidas e refrigerantes”. A vizinha dele, Francisca de Oliveira, também vende esses produtos e compartilha do mesmo sentimento. “As coisas melhoraram muito com a chegada das placas solares do MLPA”, declara.

- Advertisement -



O gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Energisa, Carlos Alexandre Oliveira, destaca o desafio de implementar o programa no estado. “Foi necessário um planejamento resoluto, assertivo e um movimento intenso das equipes envolvidas, para que os objetivos do programa fossem alcançados. As grandes distâncias e a logística ainda são os maiores obstáculos, mas a gente conseguiu levar energia para centenas de famílias ribeirinhas e quilombolas. Ver a satisfação no rosto dessas pessoas é sempre muito gratificante”, ressalta Carlos.

Até 2024, a expectativa é que mais de 2.800 famílias sejam atendidas pelo programa em Rondônia, para que possam usar energia limpa e renovável.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS