RO, Domingo, 28 de abril de 2024, às 10:15



RO, Domingo, 28 de abril de 2024, às 10:15


Energisa alerta para os riscos de cabos partidos e orienta população sobre conduta segura

Em relação a incidentes envolvendo cabos elétricos partidos em vias públicas, a Energisa emite um alerta importante à população sobre os perigos associados a esses instrumentos e oferece orientações essenciais para garantir a segurança da comunidade.

Claudinês Duarte, Técnico de Segurança da Energisa, enfatiza a gravidade da situação: “Mesmo quando partidos, os cabos podem estar energizados e representar um sério risco de acidentes graves e até fatais. Ao se deparar com um cabo partido em ruas ou calçadas, é fundamental afastar-se imediatamente e contactar a Energisa. Nossa equipe, devidamente habilitada e equipada, será enviada ao local para lidar com a situação da maneira mais segura possível.”

Devido à complexidade da infraestrutura compartilhada entre concessionárias de energia, companhias telefônicas e de internet nos postes, a legislação especifica a responsabilidade de cada empresa pela manutenção e regularização de seus respectivos cabos. A Energisa, como distribuidora de energia, segue rigorosas normas e padrões técnicos para assegurar a segurança no manuseio e intervenção em cabos de energia elétrica.

- Advertisement -



A dificuldade da população em diferenciar cabos de energia elétrica de cabos de telefone ou internet aumenta o risco de acidentes. Nesse contexto, a orientação da Energisa é clara: manter distância de cabos caídos e jamais tentar mover ou afastar esses cabos com objetos, sejam eles de madeira ou metálicos, devido ao elevado risco de choque elétrico. Um cabo telefônico, por exemplo, pode se tornar um perigo se estiver em contato com a rede elétrica.

Além disso, a Energisa fornece orientações específicas para situações em que cabos caiam sobre veículos. “Se um cabo elétrico cair sobre seu veículo, a recomendação é que os ocupantes permaneçam dentro, evitando contato com partes metálicas, até que nossa equipe chegue e execute os procedimentos de segurança”, informa Claudinês.

A empresa reforça a importância de que testemunhas de acidentes ou quem chegar ao local logo após não se aproximem. A medida de segurança envolve manter uma distância segura, contatar imediatamente a Energisa e acionar o Corpo de Bombeiros para uma resposta rápida e eficaz.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS