RONDÔNIA (28/02/2022) – A live “Feira – Sabores e Saberes”, produzida pela jornalista Emilli Sousa, já tem data de exibição. Nos dias 08 e 09 de março, gratuitamente, através do canal da comunicadora no Youtube (https://www.youtube.com/c/EmilliSousa), os espectadores poderão assistir aos dois episódios da série, um focado em quem faz a feira acontecer, os feirantes; e outro focado em para quem ela é feita, os clientes.

Após muitos dias de pesquisa e conversas com profissionais da área, Emilli foi a campo para ouvir, captar e contar as histórias. O primeiro dia de produção começou às 2h da manhã do domingo, na Feira do Produtor, localizada na Av. Rogério Weber em Porto Velho – RO. Ela queria acompanhar o passo a passo de montagem e venda durante o tradicional e mais movimentado dia de feira.

“A feira está em muitas das minhas lembranças desde criança. Minha avó, uma das grandes paixões da minha vida, era feirante. Lembro claramente da vovó vendendo roupas e também banana frita em sua barraca. Eu amava estar ali em com ela e com meus tios”, afirma Emilli ao comentar sobre o que a motivou a criar um projeto que mostrasse a feira de forma aprofundada.

A produtora cultural explica que na maioria das vezes as pessoas não param pra olhar em volta em perceber os pequenos detalhes que constroem esse ambiente. “Só quem tem o costume de ir à feira regularmente, frequentar barracas específicas, conhece as histórias daqueles personagens. É fascinante! Eu quero mostrar isso pra todo mundo”, destaca.

A ideia saiu do papel ao ser contemplada pelo Edital nº 34/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição Mary Cyanne – Prêmio de Produção Artistico-Cultural para Transmissões Ao Vivo/Gravadas. “Através do edital, quero compartilhar com pessoas de Porto Velho, da Região Norte, do Brasil e do mundo a riqueza da nossa cultura. As pessoas inspiradoras que compõem a nossa terra e como elas têm muito a contar. A feira me deu muitos momentos afetuosos com a minha família, agora eu quero compartilhar essas histórias e proporcionar boas lembranças para outras pessoas também”, enfatiza.

Deixe uma resposta