RO, Sexta-feira, 02 de maio de 2025, às 22:53




Em meio a onda de calor, apagão elétrica castiga Rondônia e Acre por mais de uma hora; foi queda no sistema, segundo ONS

O apagão perdurou por pouco mais de uma hora e a energia começou a ser restabelecido por volta das 17h10.

PORTO VELHO – Não bastasse a onde calor com sensação térmica próxima dos 40 graus, moradores de Rondônia, Acre e parte de Mato Grosso enfrentaram os transtornos do apagão elétrica da tarde desta quinta-feira, 22. Principalmente pelo calorão de quase quarente graus enfrentado pelos moradores da região Norte. De acordo com o operador nacional do sistema (ONS), ocorreu uma interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). “Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN”, informa em nota o ONS.

O apagão perdurou por pouco mais de uma hora e a energia começou a ser restabelecido por volta das 17h10.

Com as elevadas temperaturas que provocam sensação térmica de 40 graus, o desespero foi geral.

De acordo com a distribuidora e comercializadora de energia em Rondônia e Acre, a Energisa, o estado inteiro foi afetado, totalizando 217 mil consumidores sem energia elétrica. O problema afeta o estado de Rondônia, que também é abastecido pela mesma empresa, e uma cidade de Mato Grosso.

Em nota, a concessionária de energia elétrica disse que no Acre a falha no serviço ocorreu por causa de um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A recomposição do sistema, ainda conforme o ONS, teve início às 17h10 (horário oficial de Brasília). “O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento do envio desta nota (18h01)”. (Veja a nota na íntegra abaixo)

Em Mato Grosso, houve apagão na cidade de Rondolândia, que fica na divisa com Rondônia no município de Ji-Paraná e é abastecida com energia de Rondônia. Ao g1, a concessionária informou que ocorreu um Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e, por isso, houve o apagão.

© ABR

O g1 entrou em contato com a empresa, mas até a atualização mais recente desta reportagem não foi divulgada a causa exata do problema e nem a previsão para o restabelecimento do serviço.

Nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que, às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). Os dados foram obtidos através de sistema de supervisão do ONS. Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN.

A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná. O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento do envio desta nota (18h01).

O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.”

Com informações do G1 RO

spot_img

Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



+ Notícias



+ NOTÍCIAS