RO, Terça-feira, 21 de maio de 2024, às 23:12



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“Eleição de diretor de escola é atentado ao processo de Educação e prejudica o interesse dos alunos”, afirma secretário de Educação

PORTO VELHO – Elogiado muitas vezes pelo trabalho realizado, como diretor, na Escola “João Bento”, o professor Swamy Vivecananda Lacerda de Abreu, começa a ver os frutos de sua gestão como secretário estadual de Educação aparecerem de forma positiva, com destaque, por exemplo, para o aumento da nota do Ideb e a do Enem.

Quando o assunto é o resultado obtido quando diretor da “João Bento”, o professor Swamy faz questão de atribuir o sucesso à equipe da escola, “foi uma junção de um grupo determinado a fazer acontecer que resultou no que conseguimos”.

Swamy tem uma posição definida e que não deve agradar a alguns segmentos, especialmente àqueles que defendem eleição para diretor de escola. O professor Swamy não tem dúvida: “sou contra. Eleição em escola é levar política partidária para dentro dela, gerar grupos internos porque acontecem as disputas, com prejuízos para o foco principal que é a boa formação do aluno”.

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O repórter do expressaorondonia voltou com a pergunta e o secretário de Educação seguiu com o raciocínio: “eleição de diretor de escola é atentado ao processo de Educação e prejudica o interesse dos alunos”.

Para ele, quando a política é levada para disputa interna na escola cai todo o processo educacional “e se reflete em temas importantes, como a nota do Ideb”. Ele lembrou que o Sintero, entidade que diz representar os trabalhadores em educação, tentou reverter a questão de eleição para diretor de escola, mas houve posições contrárias da Procuradoria Geral do Estado, do Ministério Público e, finalmente do Poder Judiciário. “Em 2018 tivemos uma longa greve provocada pelo Sintero, e depois de 45 dias de paralização a Educação não melhorou e os trabalhadores não tiveram benefícios”.

Aula regular na Escola Estadual João Bento da Costa, antes da pandemia

Sobre resultados já obtidos por sua administração, o secretário de Educação cita como exemplo o crescimento da nota do Ideb, que em 2017 foi 3,8, “e em 2019 já conseguimos 4,3, mais que a média nacional de 4,2”, explicou (*). Outro dado que ele considera uma boa conquista, foi o resultado obtido por alunos submetidos ao provão do Enem.

“Tivemos nove estudantes que conseguiram novecentos e oitenta pontos em redação, que sempre tem sido o “bicho papão”, além de mais de 200 que alcançaram novecentos pontos. “Eu acredito isso a uma nova atitude de professores que motivam os alunos”, frisou. Swamy também lembrou que as notas obtidas no quesito redação levaram o Ministro da Educação a sugerir a sua assessoria procurar saber o que tinha mudado na Seduc rondoniense.

(*) Sobre o assunto ver: /em-debate/conteudo-multimidia/detalhe/ideb-2019-ensino-medio-avanca-mas-resultado-precisa-ser-visto-com-cautela-por-causa-da-pandemia?utm_source=google&utm_medium=search&utm_campaign=jornalistas_ideb

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