RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 10:57



RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 10:57


E lá se foi o bispo Tutu

O mundo perdeu domingo o ativista Desmond Mpilo Tutu, 90 anos, bispo da Igreja anglicana na África do Sul e vencedor do Nobel da Paz em 1984 pela luta contra o apartheid no país.

De acordo com a imprensa da África do Sul, o religioso foi diagnosticado com câncer de próstata no final da década de 1990 e hospitalizado várias vezes nos últimos anos para tratar infecções associadas a doença.
O reconhecimento internacional a Tutu é comovente. Sua foto saiu na capa de grandes jornais do mundo, entre os quais, o Frankfurter Allgemeine, da Alemanha.

“O falecimento do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto na despedida da nossa nação a uma geração de notáveis sul-africanos que nos deixou como legado uma África do Sul libertada”, disse o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa em comunicado.

- Advertisement -



“Tutu viveu por um período no Reino Unido e se casou em 1955 com Leah, com quem teve quatro filhos. Ordenado aos 30 anos, usou sua posição para defender sanções internacionais contra o apartheid e, mais tarde, para fazer lobby por direitos iguais para todos. Sua franqueza provocou a ira do governo sul-africano de minoria branca. Foi nomeado arcebispo em 1986, se tornando o primeiro negro no cargo na Cidade do Cabo. Tutu retirou-se da vida pública em outubro de 2010 – publicou o Correio da Bahia”.

[Montezuma Cruz]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS