RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 14:19



RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 14:19


Durante temporal, raio mata 11 novilhas numa propriedade em Ouro Preto. Prejuízo ultrapassa R$50 mil

OURO PRETO – Começou a temporada de tempestades em Rondônia e, com ela, uma preocupação a mais para o produtor rural. É que o Brasil é um dos países com a maior incidência de descargas elétricas durante os temporais e em Rondônia não é diferente. Já não é incomum ouvir que algum fazendeiro ou sitiante que teve prejuízos em função da morte de animais causada por raio.

Nesta semana, um produtor rural da região de Ouro Preto do Oeste teve um prejuízo estimado em cerca de R$ 50 mil, após um raio matar onze novilhas durante uma chuva acompanhada de ventania e trovões.

O fenômeno natural aconteceu em uma propriedade no quilômetro 31, da Linha do 12, na zona rural de Ouro Preto do Oeste.

- Advertisement -



De acordo com informações apuradas pela reportagem, o gado estava escondido da chuva debaixo de uma árvore, quando um raio atingiu o local.

Os animais mortos não puderam ser aproveitados para o consumo e foram enterrados pelo pecuarista.

Conforme recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não se deve comer carne de qualquer animal morto por descarga elétrica, pois quando o animal é atingido por raio, o sangue coagula imediatamente, podendo causar contaminação na carne. A indicação é queimar a carcaça e enterrar na sequência.

Fonte: Segundonews.com.br – Fotos: Gazeta Central






Outros destaques


+ NOTÍCIAS